Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Cléia Costa fala representando a CAAB em evento histórico que marca Dia Internacional da Mulher na OAB-BA

A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) foi representada no encontro ‘OAB, Lugar de Mulher’, realizado na noite desta terça-feira (08/03), no Casarão Dezessete, no Terreiro de Jesus, pelo presidente e pela vice-presidente, respectivamente, Maurício Leahy e Cléia Costa. O evento, que contou como apoio da CAAB e Escola Superior de Advocacia (ESA-BA), foi promovido pela OAB-BA, através das comissões da Mulher Advogada e de Proteção aos Direitos da Mulher. O objetivo foi o de promover um debate sobre a participação e o empoderamento feminino no sistema OAB, como também a promoção da autonomia, a ampla participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, o combate à violência doméstica e familiar, e a equidade de gênero e raça. Confira galeria de fotos abaixo.

Convidado a falar Maurício Leahy disse que resumiria seu pronunciamento para destacar a alegria de participar da celebração e lembrar que a CAAB acompanhou a paridade e cotas implantadas na Ordem. “Hoje nós temos quatro mulheres e quatro pessoas autodeclaradas negras na diretoria”, ressaltou lembrando que a representação da Caixa de Assistência no importante evento teria que ser da vice-presidente Cléia Costa, que assumiu o posto de representar a CAAB e o fez de forma destacada e aplaudida. “Em nome de Joselita Leão, gostaria de homenagear as mulheres das gerações anteriores, que em momento algum recuaram de pensar no que viria depois”, disse ela.

Quem abriu as atividades foi a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Renata Deiró. Ela lembrou que séculos se passaram e até hoje as mulheres não alcançaram a igualdade que pretendiam. “O IBGE revela que as mulheres brasileiras recebem, em média, 79,5% do salário de um homem, e essa diferença ainda é mais aguda se estamos falando de mulheres negras, imigrantes ou mães”, destacou.

Já Daniela Portugal, presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional, ressaltou que as mulheres advogadas vivenciaram importantes conquistas no triênio passado. “Ambas conquistas com a presença marcante de baianas e baianos na linha de frente. São elas a paridade de gênero e cotas raciais, que mudaram decisivamente nossas normas eleitorais e nos preparam para um novo tempo”, disse.

A secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, disse que a Ordem avançou muito. “Conseguimos conquistas importantes, como paridade e as cotas raciais. A OAB, hoje, é plural, tem espaço para todos e todas”. Representando a ESA, a diretora-geral Cínzia Barreto destacou a importância da sociedade se mover para criar espaços de acesso na educação. “Se não abrirmos as portas, a educação não roda sozinha. Então convido a todos e todas para fazerem esse movimento pela educação da nossa comunidade”, convocou.

Fazendo uma dobradinha histórica ao lado de Daniela Borges, pois pela primeira vez no país uma seccional da OAB tem duas mulheres na presidência e vice-presidência, a vice Christianne Gurgel destacou a emoção de viver um “marco histórico nacional” e ressaltou a importância do papel da mulher advogada enquanto “operária do direito”. “Não podemos esquecer que a nossa importância é grande para fazer o Judiciário pensar e decidir a partir de uma nova perspectiva, em especial a perspectiva de gênero”, ressaltou.

Bastante emocionada, a presidenta Daniela Borges disse que o maior significado de estar na presidência é não ter chegado só. “Eu cheguei com cada uma das advogadas baianas que lutam no dia a dia da profissão. Cheguei graças à luta de muitas mulheres que vieram antes de nós e que não tiveram espaço e não conseguiram se manter na profissão”, disse.

Daniela também ressaltou que o dia é de celebração do protagonismo das mulheres. “Por isso quero destacar, hoje, minha alegria de estar na diretoria com Christianne Gurgel e Esmeralda Oliveira. Trabalhamos internamente para ter paridade na Bahia, quando não era nem obrigatório. E foi por causa dessa nossa força que a paridade de gênero se tornou obrigatória em todo o país”, afirmou.

O evento contou, ainda, com uma programação cultural, marcada pelos versos da poetisa Luciene Nascimento sobre identidade, estética e autoestima da mulher negra, apresentação musical da Banda Ohana e com o vídeo mapping do VJ Caetano Brito em homenagem às mulheres. Pela primeira vez realizada pela seccional, a projeção na fachada do casarão chamou a atenção das convidadas e trouxe beleza e arte à noite.