Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Maurício Leahy apresenta serviços da CAAB em solenidade de entrega de Carteira da Ordem à jovem advocacia

O presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy, participou da solenidade de entrega da Carteira da Ordem aos novos advogados e advogadas na manhã desta terça-feira (05/04) e falou dos serviços e benefícios que a CAAB oferece aos associados. A cerimônia foi realizada no auditório da OAB-BA, na Piedade, e conduzida pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges. A saudação aos novos colegas foi feita pelo conselheiro seccional Luís Vinícius de Aragão Costa. BAIXE AQUI SUAS FOTOS.

Em seu pronunciamento Maurício Leahy falou da importância da solenidade e que esse é um momento que deve ser guardado na memória, pois é a partir dele que cada um se torna advogado e advogada de fato. “Vivi esse momento e sei como é grande a emoção. Também sei das dificuldades que cada um enfrentou para chegar aqui. Então, essa vitória tem que ser eternizada e comemorada por todos, principalmente com a família”, destacou o presidente acrescentando que “vocês também têm o privilégio de receber a Carteira em uma cerimônia conduzida por nossa presidente Daniela Borges, a primeira mulher a dirigir a OAB-BA nos seus 90 anos de existência da instituição”.

Leahy também falou dos muitos serviços e benefícios que a CAAB e a OAB-BA oferecem à advocacia não só em Salvador como em toda a Bahia, destacando, dentre eles, o projeto Meu Escritório, que disponibiliza duas salas de reunião, 10 modernos escritórios individualizados, espaço com 58 computadores ligados à Internet, sala de conivência, sala de estudos e um auditório com 65 lugares, por exemplo, nas duas unidades do Centro de Serviços da Advocacia localizadas no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e no oitavo andar do Edifício Big, na Praça da Inglaterra, no Comércio.

“Dois espaços construídos com o que há de melhor no mercado e voltados para acolher advogados e advogadas, em especial à jovem advocacia que ainda não dispõe de escritório próprio ou que não estejam engajados em algum escritório para atender os clientes”, afirmou Maurício Leahy convidando a todos para conhecer e usar os espaços, como também os serviços de saúde oferecidos na sede da CAAB, em Nazaré. Por fim, o presidente falou sobre o programa ‘Meu 1º Token’, com o qual a CAAB presenteia os novos associados com o token e oferece a certificação digital com desconto exclusivo e bem abaixo do que é cobrado no mercado: R$ 65,00 por três anos de certificação.

DANIELA BORGES – “O fato de vocês estarem aqui hoje participando dessa solenidade mostra que são vencedores e que por isso mesmo merecem parabéns. Sempre que participo dessas cerimônias me emocionou, pois vejo a emoção de cada um. Não tem como ficar aqui sem nos emocionarmos com a emoção de cada um de vocês”, disse a presidente lembrando a importância dos novos colegas conheceram e participarem do dia a dia da OAB-BA, uma instituição feita por homens e mulheres que trabalharam voluntariamente ao longos dos 90 anos de sua existência. Homens e mulheres que atuaram pelo fortalecimento do sistema OAB e pela credibilidade de nossa instituição perante a sociedade”, pontuou.

ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO – Ao se dirigir aos novos colegas Luís Vinícius Aragão disse que: “Conversando mais cedo falávamos sobre as dificuldades do mercado de trabalho na advocacia e a expansão do ensino jurídico dentre outros assuntos ligados à nossa profissão. Mas, não falarei sobre isso aqui porque sobre o mercado de trabalho sei que cada um de vocês vai construir sua história e eu torço por jornadas de grande sucesso para vocês. No entanto, optei por abordar que vivemos, recentemente, a memorização da ditadura militar no pais, período nefasto e sombrio de nossa história. Sei que alguns devem estar se perguntando sobre o que isso tem a ver com exercício da advocacia e eu lembro que tem tudo a ver, senhoras e senhores”, pontuou.

Prosseguindo, o conselheiro seccional ressaltou que ‘a advocacia não é profissão para covardes’, lembrado o autor da frase, o saudoso advogado Sobral Pinto. “Lembrei essa frase para dizer a vocês que à advocacia não é dado o direito de se apequenar diante de grandes situações e de conflitos. Ao contrário, advogados e advogadas têm que se fazer grandes e terem voz ativa e forte para defender os direitos de seus clientes. Não podemos esquecer também que a ditadura militar no país, em 1964, deu início a um dos maiores processos de violação de direitos e garantias fundamentais no Brasil. Por regra, como aqui ocorreu, a ditadura retira o direito de habeas corpus e diminui as prerrogativas de advogados e advogadas. Então, não podemos esquecer desse período e da importância de nossa luta em defesa da democracia e do estado democrático de direito”.

MESA ALTA – Também participaram da Mesa Alta o conselheiro seccional João Alves do Amaral, o diretor de planejamento do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Pedro Henrique de Abreu, e a integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Lídia Lisboa Fernandes.