Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Daniela Borges e Maurício Leahy participam da posse de Valter Guilherme na presidência da subseção da OAB-BA de Santo Antônio de Jesus

A caravana liderada pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, com a presença do presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy, participou de mais uma posse de nova diretoria de subseção da OAB-BA. Na noite desta terça-feira (05/04) foi a vez da subseção de Santo Antônio de Jesus, que será gerida no triênio 2022-2024 pelo presidente Valter Guilherme de Almeida. Unidade de esforços e trabalhos, defesa das  prerrogativas, paridade de gêneros, cotas raciais e ampliação de serviços voltados à advocacia baiana marcaram os discursos da concorrida cerimônia. Confira galeria de fotos abaixo.

Lembrando que sem advogados não há Justiça, o presidente empossado destacou em sua fala que vai atuar, juntamente com sua diretoria, na defesa intransigente das prerrogativas de advogados e advogadas da subseção e municípios por ela abrangidos. “Precisamos fazer acontecer o melhor para a advocacia baiana e sei que a presidente Daniela Borges e o presidente Maurício Leahy estarão ao nosso lado nessa missão, pois confio que o trabalho conjunto gera resultados positivos para todos nós. E é isso que buscamos”, destacou.

Primeira mulher a presidir a OAB da Bahia nos 90 anos de existência da seccional (que serão celebrados no dia 11/04), Daniela Borges fez um discurso que recebeu aplausos ao ressaltar que: “Não cheguei só, cheguei com duas guerreiras que têm história de luta”, destacou citando a vice-presidente Christiane Gurgel, e a secretária-geral, Esmeralda Oliveira. A presidente lembrou ainda o trabalho de mulheres e homens que atuaram nessas nove décadas da OAB-BA defendendo e fortalecendo a advocacia baiana. “E fizeram isso de forma honrosa, em defesa do melhor para advogados e advogadas, para homens e mulheres, para a sociedade baiana e em defesa da democracia que é a bandeira maior da Ordem”, frisou afirmando acreditar no trabalho de excelência que será feito no triênio pela nova diretoria da subseção.

Maurício Leahy, que vem sendo presença constante na caravana, reafirmou, mais uma vez, o compromisso da Caixa de Assistência em apoiar o trabalho das subseções no triênio 2022-2024 levando os serviços oferecidos pela instituição para toda a advocacia baiana de forma indistinta, promovendo mais avanços e acolhimentos. “Isso é compromisso de gestão, que será executado com certeza”, disse lembrando da felicidade de retornar a Santo Antônio de Jesus, agora como presidente da CAAB para participar da solenidade.

Finalizando, Leahy reforçou que sua gestão também tem como meta humanizar, ainda mais, o elogiado atendimento que a CAAB dispensa a advogados, advogadas e seus dependentes. “Precisamos entender o momento que vivemos nessa pós-pandemia, entender as causas raízes para atacar os problemas e eliminá-los e não apenas saná-los. Muitos colegas estão desistindo da profissão e muitos deixaram de ter seus próprios escritórios. Então, eu penso que a Caixa precisa ajudar na ressignificação da nossa profissão. Ressignificação que passa por vários meios inclusive oferecendo condições para que esses colegas possam voltar a exercer a profissão. Que possam bater no peito e dizer que têm orgulho de advogar e condições de viver do seu trabalho, da advocacia”.

DIRETORIA – Nos próximos três anos Valter Guilherme de Almeida vai presidir a subseção tendo em sua diretoria Cinthia de Jesus Costa e Silva (vice-presidente), Jackeline Póvoas Santos de Andrade (secretária-geral), Lucas de Jesus Oliveira Barreto (secretário-geral adjunto) e Felipe Mendonça Montenegro (tesoureiro).

MUNICÍPIOS ANRANGIDOS – A subseção de santo Antônio de Jesus abrange os municípios de Amargosa, Aratuípe, Dom Macedo Costa, Itaparica, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Milagres, Mutuípe, Nazaré, Salinas da margarida, São Felipe, São Miguel das Matas, Ubaíra, Varzedo e Vera Cruz.

Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)