Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

ADVcultural CAAB promove lançamento da mais recente obra do criminalista Marcos Melo

‘O Hóspede do Inferno’, mais uma obra literária do advogado criminalista, professor e conselheiro seccional da OAB-BA Marcos Melo é o mais novo lançamento promovido pelo ADVcultural CAAB, programa com o qual a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) incentiva a cultura na advocacia baiana. O lançamento da obra fictícia, ‘que narra o retrato sombrio do sistema prisional brasileiro’, será no dia 07/07, às 18h, na sede da CAAB, na Praça Conselheiro Almeida Couto, 656, em Nazaré.

Em ‘O Hóspede do Inferno’ Marcos Melo apresenta, com seu estilo próprio de narrativa e conhecedor do assunto, uma história centrada no personagem principal Antônio Carlos, o Cacá, que representa e pode ser a história de mais de 12 mil homens e mulheres que atualmente compõe o quadro estatístico do sistema carcerário no estado da Bahia, conforme dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Profunda e real quando se assemelha ao dia a dia dos presídios baianos, a obra do professor Marcos Melo provoca inquietação e convida o leitor a refletir sobre os dias, as noites e as madrugadas dos que são ‘hóspede do inferno’. Daqueles que acabam representando o personagem central dessa ficção,/realidade, que nos remete a Dostoiévski quando afirmou que: “O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela maneira como trata seus prisioneiros”.

“O livro é uma ficção baseada no que acontece no dia a dia do sistema penitenciário brasileiro. Criei personagens para contar situações às quais eu vivenciei quando dirigi o sistema penitenciário baiano no período de 1988 a 1991, à frente do então Departamento de Assuntos Penais (DAP), ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que viria a se transformar na Seap”, disse Marcos Melo que é autor de ‘Na Tribuna do Júri – minha emoção e paixão’ e ‘Elas e o Cárcere´, um estudo sobre o encarceramento feminino, ambos com o selo da editora Casa Cultura Coronel Pitá.

Com 180 páginas editadas pelo selo da Garimpo Editorial, ‘O Hóspede do Inferno’ tem prefácio assinado por Edmundo Reis Sila Filho, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Execução Criminal, coordenador da Unidade de Monitoramento de Execução da Pena e Medidas de Segurança – UMEP, para quem o “inferno que vem de um conceito medieval que inevitavelmente se abraça ao imaginário das prisões brasileiras e das pessoas que lá subsistem…”.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, destaca a importância do ADVcultural, no sentido de expandir o acesso à cultura para advogadas e advogados da Bahia. “Na CAAB, consideramos fundamental valorizar a cultura e permitir que nossos associados tenham acesso a eventos e produtos artísticos. Muito especial também estarmos aqui lançando o livro do colega Marcos Melo, que nos brinda com a sua obra, em que une a sua veia artística à experiência do dia a dia enquanto advogado criminalista”, afirma.

SOBRE O AUTOR – Marcos Melo nasceu em Limoeiro, Pernambuco, e é radicado em Salvador desde 1973. Graduado em direito pela universidade Federal da Bahia (Ufba), atua como advogado criminal no escritório ‘Melo & Matos’. Professor de Direito Penal pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), conselheiro seccional da OAB da Bahia e ex-presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA. O criminalista também é ex-membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Sistema Carcerário da OAB Nacional.