Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente e vice da CAAB participam de cerimônias de entrega de carteiras da OAB da Bahia

O presidente e a vice da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), respectivamente Maurício Leahy e Cléia Costa, participaram, nesta segunda-feira (04/07), das cerimônias de entrega de carteiras da OAB da Bahia para 185 novos advogados e advogadas. A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, conduziu as solenidades que ocorreram às 14h e 15h30 no auditório da instituição, na Piedade. Baixe aqui as fotos das solenidades das 14h e 15h30.

Emocionada com a recepção aos novos colegas, Daniela Borges fez questão de destacar a importância da solenidade que representa o ingresso da jovem advocacia na profissão. “Em seus 90 anos, a OAB da Bahia tem a primeira diretoria executiva com mulheres ocupando a presidência e a vice-presidência – o que reafirma o compromisso coletivo que nós levamos à frente, sempre em favor da advocacia. Sempre digo que a OAB é a história de homens e mulheres que trabalham voluntariamente por essa instituição há 90 anos e passam o bastão para que outros façam sua parte e contribuam para o fortalecimento da nossa profissão”, disse.

Responsável pela saudação de boas-vindas aos jovens advogados e advogadas Cléia Costa pontuou a coletividade e a busca da justiça social como pautas organizadoras no exercício da advocacia: “Nós saímos em defesa do outro, reconhecendo dores que pairam na sociedade e construindo pontes em nomes da causas maiores. E temos que ter força e coragem para reconhecer que, aquilo que alcançamos, alcançamos através do coletivo, e é com essa perspectiva que poderemos avançar em pautar tão importantes com as paridades de gênero e de cotas raciais, equidade e inclusão sociais. Através deste caminho advogados e advogadas podem desmanchar as adversidades com a paz e o amor”, disse.

“Imagino da alegria de vocês ao receberam as boas-vindas nas palavras da doutora Cléia, pois lembro quando estive no lugar de vocês recebendo a minha carteira da Ordem. Na época, ficava imaginando quando e se um dia poderia estar sentado nessa mesa alta, sendo um dirigente de Ordem. Por isso, quero que vocês se inspirem nas palavras de nossa vice-presidente lembrando que nós podemos ocupar os espaços que nós quisermos, como advogados, advogadas, homens, mulheres. Depende do que vocês desejem para a vida de vocês e assim é também na advocacia”, disse Maurício Leahy aos novos colegas.

O presidente também fez uma apresentação da CAAB e falou dos serviços e benefícios que a instituição oferece a toda a advocacia baiana na capital e interior do Estado e promovendo acolhimento dos associados, e convidou os novos colegas a conhecerem a Caixa de Assistência. Cada um dos novos advogados e advogados recebeu da CAAB um voucher do programa Minha Primeira Certificação, que dá direito ao certificado com token presenteado pela instituição e pagamento de R 65,00 menor preço do mercado) pela certificação com validade de três anos ou certificação na nuvem com validade de um ano oferecida gratuitamente pela CAAB.

Responsável pela saudação de boas-vindas na solenidade das 15h30 a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Camila Carneiro, enfatizou a representatividade e a luta antirracista implicadas na busca da Justiça: “Dedicada há tanto tempo ao trabalho pela paridade e equidade nas perspectivas de gênero e raça, e a partir da acolhida e do impulso proporcionados por esta gestão, gostaria de dizer que me enche de orgulho ver tantas caras pretas nessa solenidade. É a cara da nova OAB, já que, para que haja Justiça, aqueles e aquelas que nós representamos precisam se ver representados em nós – negros, negras e aliados na luta antirracista. Esta entrega de carteira é o jeito apropriado de iniciarmos o mês da mulher negra – o Julho das Pretas”, completou.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes a vice-presidente da Ordem, Christianne Gurgel, a secretária-geral Esmeralda Oliveira, o tesoureiro Hermes Hilarião, o vice-presidente da Comissão de Seleção, Carlos Eduardo Andrade, a conselheira seccional e presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Sarah Barros, o conselheiro seccional Osvaldo Emanuel e o professor Yuri Ubaldino Rocha Soares.

Outros dirigentes que participaram da cerimônia foram a presidente da Comissão Especial dos Advogados Associados, Jéssica Coimbra, o vice-presidente da Comissão de Seleção, Carlos Eduardo Andrade, e o diretor de planejamento da CCJA, Pedro Henrique Abreu.