Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Vice-presidente da CAAB participa de evento promovido pela organização feminista TamoJuntas

A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Cléia Costa, participou de uma edição especial do Ovulário do Julho das Pretas, realizado nesta sexta-feira (15/07), na Escola Superior da Advocacia (ESA), no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa. O evento, promovido pela organização feminista TamoJuntas, adotou o tema: ‘Mulheres Negras no Poder – Resistência e enfrentamento à violência política’. Cléia Costa atuou como expositora ao lado de Bernadete Souza, Cleide Coutinho, Joseane Chagas, Joyce Souza Lopes, Laina Crisóstomo e Lili Soares. A mediação ficou por conta de Roseli Oliveira.

Cléia Costa falou da alegria de representar a Caixa de Assistência em um evento tão importante e coletivamente construído pela OAB-BA, CAAB, ESA e a TamoJuntas. “Esse evento demarca esse posicionamento do sistema OAB nas grandes questões sociais e na companhia da sociedade civil. E, dentro dessa tarefa jurídica, estamos sempre dispostas a participar desses amplos diálogos. E, com certeza, tiramos daqui grandes orientações e feitos, nos posicionando como advogadas nesse cenário de enfrentamento da violência contra a mulher”, destacou a vice-presidente ressaltando que a CAAB sempre estará lado a lado desses momentos coletivos de construção e empoderamento da mulher.

SOBRE A TAMOJUNTAS – Organização feminista composta por mulheres profissionais que atuam voluntariamente na assistência multidisciplinar a mulheres em situação de violência e que possui voluntárias em diversas regiões do Brasil. A TamoJuntas presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência. Esse é o principal objetivo do coletivo, que surgiu em abril de 2016 dentro do âmbito da campanha #MaisAmorEntreNos, iniciada no Facebook, cuja intenção principal é criar uma corrente de ação autogerida de solidariedade entre mulheres. Além da assessoria jurídica, a organização TamoJuntas visa o fortalecimento das mulheres a partir de conhecimento, com divulgação de conteúdos sobre direitos da mulher através das redes sociais e em eventos.

SOBRE O JULHO DAS PRETAS – O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha. O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.