Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB e OAB-BA marcam presença na Romaria da Advocacia em Bom Jesus da Lapa

A advocacia baiana vai marcar presença na tradicional Romaria de Bom Jesus da Lapa 2022, evento de fé que esteve suspenso por dois anos por conta da pandemia. No dia 06 de agosto, a OAB da Bahia e a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) participam da manifestação cultural e religiosa seguindo a procissão que sairá da Catedral às 17h. No dia 07/08, será a vez do acolhimento ao projeto Nas Águas do Rio São Francisco, idealizado pela Comissão Especial de Proteção ao Rio São Francisco da OAB-BA, que vai navegar no Velho Chico de Bom Jesus da Lapa até Irecê.

Feliz pelo engajamento da advocacia baiana na romaria, a presidente da subseção da OAB-BA de Bom Jesus da Lapa, Sandra Dourado, que visitou a sede da Caixa de Assistência nesta terça-feira (26/07), destacou a importância e o simbolismo que representa o projeto ‘Advocacia em Romaria’, que pela primeira vez terá a participação de advogadas e advogados baianos na procissão de forma representativa. “Será a primeira vez e tivemos essa ideia por conta dos colegas de São Paulo que participam todos os anos da romaria em Aparecida do Norte. Em Salvador, temos a Lavagem do Bonfim, cujo cortejo a advocacia acompanha juntamente com a OAB-BA e a CAAB”, pontua.

Prosseguindo, Sandra Dourado acrescentou que “Nós da subseção, achamos de grande importância a representatividade da OAB da Bahia nessa caminhada, nessa procissão de fé. Então, acho que será muito benéfico fazermos esse primeiro momento unindo a advocacia da região, da Bahia e, quem sabe depois, do Brasil. Então, porque não acompanharmos a procissão de nossa cidade. Acho que vai ser bem bacana, de grande visibilidade, interação e fé da advocacia baiana. E a CAAB, como sempre, dando as mãos para a nossa subseção. Acredito que estamos vendo o início do que será, com certeza, uma tradição”.

O presidente Maurício Leahy disse que a CAAB tenta, a todo instante, participar dos projetos culturais ligados à advocacia e também entendendo a logística e a realidade de cada subseção. “No momento em que houve o pedido para que a Caixa participasse, de alguma forma, da romaria, juntamente com a OAB e a subseção, nós encampamos esse projeto por entender que é muito importante que toda a advocacia também conheça esse traço cultural da região. Então, estamos muito felizes em participar da Romaria de Bom Jesus da Lapa, justamente por entender sua importância cultural e religiosa”.

DEFESA DO SÃO FRANCISCO – Além do apoio à Advocacia na Romaria, a CAAB também abraçou a importante causa da Comissão Especial de Proteção ao Rio São Francisco, presidida por José de Souza Gomes Filho. Para a presidente da subseção da OAB-BA de Irecê, Leonellea Pereira, o objetivo da viagem de barco (ida e volta, na verdade) é conhecer um pouco mais da vivência e luta das populações ribeirinhas, bastantes afetadas pela destruição do rio, fato que ocorre há anos e que precisa ser combatido de forma intransigente.

“Essa é mais uma importante oportunidade para que nós, enquanto advogados, cidadãs e cidadãos, possamos acompanhar um pouco do dia a dia de luta e sofrimento dessas pessoas para que possamos pensar e tentar encontrar um jeito de podermos colaborar com essa luta em defesa do rio”, acrescentou Leonellea Pereira ressaltando a importância da participação da Caixa de Assistência nesse processo. “A CAAB tem uma importância gigantesca nisso porque ela é o braço social da OAB-BA. Até porque essa é uma atividade tradicional do Vale do São Francisco, ligada à cultura e a fé. Então, tem tudo a ver com o trabalho da Caixa”, pontuou acrescentando que navegarão juntos advogados e advogados de Irecê, Bom Jesus da Lapa, Barra, Pilão Arcado e Xique-Xique dentre outros municípios da região. Para 2023 ela promete uma grande surpresa durante a romaria, mas não adianta detalhes.

Sobre o engajamento da Caixa de Assistência na luta da Comissão Especial de Proteção ao Rio São Francisco, Maurício Leahy afirmou que a instituição também defende a importância do rio não só para as populações ribeirinhas como para a economia da Bahia e do Nordeste. “A luta em defesa do São Francisco se torna mais forte justamente por contar com o engajamento de instituições como a OAB-BA e a Caixa de Assistência e também as subseções da Ordem interligadas nesse propósito para mostrar a todo o povo, como também à advocacia, a importância de conhecer a nossa cultura, de participar de todos os eventos culturais e de lutar pela preservação do São Francisco”.

ESTIVERAM PRESENTES – Além de Sandra Dourado e Leonellea Pereira também participaram da visita à sede da Caixa de Assistência os presidentes das subseções de Conceição do Coité e Jacobina, respectivamente, Enrico Pereira e Alisson Lima. Ao lado do presidente Maurício Leahy estiveram o secretário-geral adjunto René Viana, a diretora de esporte Juliana Camões e o diretor de relações institucionais Marcos Bomfim.