Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB fala a novos advogados e advogadas sobre serviços e benefícios da instituição

Durante solenidade de entrega de carteira da Ordem para advogados e advogadas, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, deu boas-vindas aos novos colegas e convidou a todos a conhecerem a instituição e os serviços e benefícios que disponibiliza para a advocacia baiana. O evento foi realizado na manhã de terça-feira (06/09), no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, conduziu a cerimônia. BAIXE AQUI FOTOS DA CERIMÔNIA.

Ao se dirigir aos novos colegas, o presidente da CAAB destacou a importância do atual momento vivido pela advocacia baiana. “A OAB-BA completa 90 anos e, pela primeira vez, tem à frente de sua gestão lideranças femininas: a presidente Daniela Borges, a vice-presidente Christianne Gurgel e a secretária-geral Esmeralda Oliveira. Considero uma honra presidir, em meio a esse momento histórico, a Caixa de Assistência, essa importante instituição que presta serviços fundamentais para a nossa classe”.

Prosseguindo, Maurício Leahy lembrou que a CAAB é o braço social da OAB-BA e atua buscando formas de poder ajudar os novos advogados e advogadas no início de carreira. “Temos vários serviços para acolhê-los, mas quero, nesse momento, exaltar três deles. O Meu Escritório, instalado em duas unidades do Centro de Serviços da Advocacia sendo um localizado no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e outro no oitavo andar do Edifício Big, na Praça da Inglaterra, no Comércio. Dois equipamentos com estrutura magnífica para que vocês possam atuar fazendo reuniões, atendendo seus clientes, tudo de forma muito confortável”.

O presidente falou também do projeto Minha Primeira Certificação, antes denominado Meu 1º Token. “Com a ampliação que implementamos, levamos certificado digital para o interior do Estado, inclusive com polos fixos de certificação em Juazeiro, Ilhéus-Itabuna, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães-Barreiras e Feira de Santana. Agora, também disponibilizamos a possibilidade de a jovem advocacia fazer o certificado por meio do token, pagando R$ 65 (menor valor de mercado), com validade de três anos, ou disponibilizando na nuvem, como presente da Caixa, com validade de um ano. Também é possível fazer o processo através da biometria da Carteira Nacional de Habilitação”.

Maurício Leahy destacou também o serviço de transportes por meio de vans, que auxilia no deslocamento de advogados e advogadas aos pontos de atuação da advocacia em Salvador, Lauro de Freitas e também nas subseções da OAB-BA de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus.

PRESIDENTE DA ORDEM – Em sua fala Daniela Borges lembrou de quando recebeu sua carteira da Ordem e ressaltou aos novos colegas que a solenidade é muito especial, por marcar o ingresso, de fato, na profissão. “Por isso mesmo, fico emocionada em toda cerimônia que preside para entrega das carteiras. Sempre que lembro fico muito emocionada, ainda mais depois do retorno das solenidades presenciais que acabaram sendo online por conta da pandemia”, ressaltou a presidente destacando a emoção que cada um dos novos advogados e advogadas, como também seus familiares, mostram em seus rostos. “Esse momento é de realização de muitos sonhos de vocês, pais, avós, maridos, esposas, filhos, família”, pontuou.

A presidente destacou ainda que sua gestão atua dentro de um novo tempo para a advocacia com representatividade, inclusive na própria Ordem, em seu Conselho. “Trazemos a representatividade como valor e para isso é importante ter ao lado da OAB-BA a advocacia que vive os desafios diários da profissão. Por isso, convidamos vocês a virem construir conosco as ações e as políticas.  Não queremos fazer para a advocacia baiana, queremos fazer com a advocacia baiana, com vocês ao nosso lado. E isso pra gente é um valor”.

MESA ALTA – Na mesa alta estiveram presentes a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel, o tesoureiro Hermes Hilarião, os conselheiros federais Luiz Coutinho e Fabrício Castro, o conselheiro seccional e presidente da Comissão Especial de Proteção ao Rio São Francisco, José de Souza Gomes Filho, o conselheiro seccional Gustavo Góes, a integrante da Comissão da Advocacia Negra, Larissa Leite, e o diretor da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, ESA-BA, Diego Oliveira.