Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Profissionais do direito, da psicologia e da psiquiatria participam de ‘Diálogos sobre Saúde Mental’

Advogadas, advogados, profissionais da psicologia e da psiquiatria participaram, na noite desta terça-feira (20/09), no auditório da OAB da Bahia, do evento ‘Diálogos sobre Saúde Mental’. Promovido pela Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB-BA o encontro contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). O objetivo foi promover uma discussão sobre a saúde mental não só da advocacia baiana como também da sociedade. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da OBA-BA no YouTube, onde pode ser revisto.

Em viagem de trabalho pelo interior do Estado, o presidente da CAAB, Maurício Leahy, fez uma participação virtual e destacou a importância do evento para a advocacia baiana. “Trata-se de um tema de muita relevância e que a Caixa de Assistência tem acompanhado desde o início de nossa gestão. Muito já foi feito e dobramos o número de consultas com profissionais de psicologia, tanto de forma presencial quanto por teleatendimento para também abranger advogados e advogadas que atuam no interior”, pontou, parabenizando o secretário-geral adjunto e diretor de saúde da Caixa de Assistência, René Viana, que preside a Comissão.

“Diante de tudo que passamos com a pandemia e a crise intensa do judiciário, a crise econômica que estamos vivendo, esse estresse constante e as cobranças diárias houve, de fato, um incremento na procura por esses serviços oferecidos pela CAAB. Por isso, estamos tentando, na medida do possível, seguir com a nossa missão institucional de ofertar o que houver de melhor para toda a advocacia baiana”, acrescentou Maurício.

A presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, também parabenizou René Viana e os integrantes da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde. “Quero iniciar minha fala destacando a importância do tema e do evento para a Ordem. Quero lembrar que esse tema da saúde mental vem sendo tratado de forma continua pela Ordem. Um projeto constante em parceria com a Caixa de Assistência”, disse, ressaltando que a saúde mental é um dos assuntos mais urgentes não apenas na advocacia como na sociedade.

“É um grande prazer iniciar hoje aqui esse ciclo de trabalho em prol da saúde mental e garanto que esse não será o primeiro. A saúde mental tem sido pauta da Comissão e trabalhamos pensando não só na advocacia como também na sociedade, de forma a darmos nossa contribuição nessa questão. Com esse evento objetivamos provocar diálogos e discussões sobre o tema, de forma integrativa e descomplicada. A ideia é discutir a saúde mental compreendendo suas nuances, como ela se desenvolve, quais são as suas perspectivas terapêuticas e quais as possibilidades de atenção e acolhimento que poderemos encontrar para atender a quem precisa desse atendimento”, destacou René Viana.

Quem representou a CAAB no evento foi a vice-presidente Cléia Costa. “Esse é um tema que desde o início de nossa gestão vive sobre nossas mesas e está presente em nossas reuniões de diretoria. Temos discutido muito como resposta a esse momento atual grave, pelo qual passa o Brasil e o mundo, e entendemos que o caminho para a resposta é a pauta da vida saudável. E a Caixa, com toda a sua responsabilidade regimental, está atenta para prestar assistência e acolhimento aos associados”.

A vice-presidente da OAB-BA, Christiane Gurgel, lembrou que a saúde mental é sim um tema muito importante e que precisa ser debatido. “Saúde mental é também um compromisso da Ordem. E é muito importante trazer a sociedade para debatermos juntos essa questão buscando superar os tabus que cercam o tema que é também muito delicado. Parabenizo você, René, por estar à frente do evento e por convocar a sociedade e a advocacia para discutir a questão da saúde mental”.

Também participaram do evento a diretora de convênios e o diretor de relações institucionais da CAAB, respectivamente, Vanessa Lopes e Marcos Bomfim. A advogada Gabriela Sady atuou como mediadora do primeiro painel, que contou com as participações dos psiquiatras Lucas Alves Pereira, Ana Pitta e Patrícia P. Lemos. O segundo painel, mediado por René Viana, contou com a advogada Itana Viana, a advogada e psicóloga Marcela Argolo e o psicólogo Robson Araújo.