Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advocacia baiana entra em cena na Oficina de Teatro CAAB

Advogadas e advogados entraram em cena e garantiram vaga na primeira turma da Oficina de Teatro CAAB, que a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) lançou por meio do programa ADVCultural. Os 25 alunos inscritos (já existe a formação de uma lista de espera) começaram as atividades na quarta-feira (28/09) sob coordenação dos professores Maria Eugênia Milet e Lau Santos, e da assistente de direção Queysa em um clima de muita descontração e expectativas. Confira galeria de fotos abaixo.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, esteve na aula inicial e conversou com os advogados e as advogadas que se inscreveram na oficina. Os encontros ocorrem no PAF V, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) até dezembro, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h15. Ao final, os participantes farão uma mostra teatral, quando a advocacia poderá conferir o talento dos colegas atuando no palco.

Maurício Leahy ressaltou que a Oficina de Teatro CAAB é mais uma iniciativa que busca integrar a advocacia, levando lazer e bem-estar para as advogadas e os advogados participantes. “Abraçamos esse projeto por sabermos dos benefícios que ele trará para os nossos colegas, além de termos o privilégio de contar com a participação de profissionais de referência na condução dos encontros. Esperamos que as advogadas e os advogados aproveitem esse momento e possam encontrar um pouco de leveza em meio a uma rotina tão desafiadora”.

Para Maria Eugênia, a iniciativa da CAAB é importante para todos. “A advocacia é uma profissão que lida com muitas questões extensas e exigentes. Então, o contato com a arte abre caminhos, abre uma disposição para o encontro com o diferente. E para nós, do teatro, é também importante, porque entramos em contato com vários mundos, porque cada pessoa aqui traz a sua experiência com a profissão, de sua ancestralidade, de sua vivência no mundo. Então, o encontro é muito positivo.  É um respiro”.

Prosseguindo, ela acrescentou que: “Trabalhamos com o corpo. O corpo expressivo, o sonho, a possibilidade da imaginação, da transformação. Com a possibilidade de inventar mundos. E o pessoal do Direito trabalha com esse mundo que está aí e que não é fácil. Tem que se portar e postar de uma forma muito formal, de um jeito que não é um jeito que você possa ficar à vontade, digamos assim. Existe uma pressão social entre as pessoas. Então, temos a possibilidade de achar outras formas e isso é muito bom, importante”.

Perguntado sobre a iniciativa da Caixa de Assistência em promover essa aproximação da advocacia com o teatro por meio dessa oficina, Lau Santos ressaltou: “Temos um grupo específico de profissionais liberais, advogados e, a princípio, essas pessoas têm que trabalhar a questão da prosódia na oralidade e a expressão corporal. Isso acontece, na maioria das vezes, de forma intuitiva. Então, acho que o teatro pode promover a soma de necessidades profissionais que eles têm no seu dia a dia, no seu cotidiano”.

“Para além disso, tem uma coisa importante que é a própria relação com o grupo e a possível mostra de um trabalho conjunto. Nós temos ainda em nosso projeto uma ideia específica de não trabalhar só com um teatro de formação europeia, mas sim a busca de elementos que nós chamamos tecnicamente de práticas performativas afrodiaspóricas ou afroindígenas que vão, com canto e movimentação corporal, nos ajudar nesse processo, nesse encontro”, destacou.

A assistente de direção Queysa lembra que o teatro trabalha muito com a sensibilidade. “Acho que é muito mais um processo interno de cada um trabalhar a sua sensibilidade. O teatro tem essa relação de, além de olharmos para o todo, olharmos para nós mesmos. Portanto, quando uma instituição como a CAAB aposta numa ação como essa da oficina é muito importante. E fiquei bem interessada em ver como vai ser essa troca porque eu acho que são universos que se conversam”, disse.

A advogada Maria Helena Kruschewsky Couñago considera sensacional a ideia da CAAB de promover a oficina. “Não é de hoje que a gente sabe que a advocacia precisa ser exercida com um certo tipo de desenvoltura e o teatro traz todas as ferramentas necessárias para que o advogado e a advogada exerçam a profissão da melhor forma possível. A arte salva. Então, é extremamente necessário que os profissionais do mundo do Direito tenham contato com as pessoas do meio artístico, descobrindo, entre outras coisas, o improviso e vivendo situações inesperadas. Isso vai auxiliar muito, inclusive no dia a dia da profissão. O teatro é uma base muito importante e a CAAB está de parabéns”.

O advogado Alonso Santos de Jesus Carvalho (OAB-BA 71.952) garantiu vaga na oficina e comemora a iniciativa da Caixa de Assistência. “Participar de uma oficina de teatro é necessária para você descontrair, encontrar colegas em um ambiente que não é o de trabalho conseguirmos oxigenar nossa mente. Isso é muito importante, principalmente nesse pós-pandemia. Essa oficina é uma interação é mais do que necessária para a advocacia, para a jovem advocacia. Também é mais do que necessário a gente prestigiar a iniciativa da CAAB, juntamente com a OAB-BA. É muito gratificante estar aqui e fazer parte desse grupo”.