Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Maurício Leahy convoca jovem advocacia a conhecer serviços oferecidos pela CAAB

Em sua fala na solenidade de entrega de carteira da Ordem para jovens advogados e advogadas, o presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy, convidou os novos colegas a conheceram a gama de serviços que a instituição disponibiliza para a classe tanto na capital quanto no interior do Estado. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (18/10), no auditório da Faculdade de Direito da Ufba, com condução da presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges. BAIXE AQUI FOTOS DO EVENTO.

Dentre os diversos serviços que a Caixa de assistência disponibiliza para a classe, Maurício Leahy destacou o programa Minha Primeira Certificação, que acolhe a jovem advocacia em Salvador e no interior do Estado. Já nesse primeiro ano de gestão foram criados polos fixos para a realização do certificado digital em Juazeiro, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães-Barreira, Itabuna-Ilhéus e Feira de Santana. Além disso, em toda a Bahia, é possível fazer o procedimento por teleatendimento com uso da biometria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O presidente da CAAB também falou da emoção em participar da entrega de carteiras da Ordem e da importância desse momento, que marca para sempre a vida dos advogados e advogadas e de seus familiares.

“Emociona estar aqui. Fico olhando nos olhos de várias pessoas, tentando identificar a história que fez vocês chegarem aqui. As dificuldades enfrentadas para, muitas vezes, pagar a faculdade, estagiar, trabalhar e também ser arrimo da família, cuidar de filhos e filhas”.

Maurício Leahy ressaltou ainda o compromisso assumido por quem passa a exercer a profissão. “Nunca se esqueçam de duas palavras importantes em toda a vida profissional dos advogados e advogadas. A técnica e a ética. A técnica é o que se espera de nós operadores do Direito. Que a gente saiba, de fato, o que temos que fazer para defender os interesses dos nossos clientes. Mas, acima de tudo, o que se espera de nós é ética. Algo que está faltando muito em nossa sociedade. E nós temos que ser baluartes de defesa da técnica e da ética. “Dessa forma, vocês terão que utilizar os direitos e exercerem os seus deveres” pontuou.

A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, também destacou a emoção de participar das cerimônias de entrega de carteiras. “Esse não é um momento só de vocês, e sim de muitos. Por isso mesmo, fico sempre emocionada nessas solenidades. Sempre participo cheia dessa energia boa, dessa felicidade e dessa bênção que é para mim poder apertar a mão de vocês e entregar a carteira da Ordem. Fico muito feliz em participar desse momento, que sei que é especial para cada um de vocês”.

Estiveram também na mesa alta a secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Santana, o tesoureiro Hermes Hilarião, a diretora da Escola Superior da Advocacia, Cinzia Barreto, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sylvio Garcez, que proferiu as boas-vindas aos novos colegas, o diretor da Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Pedro Henrique Abreu, e a professora e prefeita do município de São Sebastião do Passé, Maria Nilza da Mata