Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB participa de encontro nacional com dirigentes de Caixas de Assistência em Natal

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, participou, nesta sexta-feira (21/10), do IV Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados realizado em Natal (RN). O evento, promovido pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), será encerrado neste sábado (22).

Focados na busca de ações que acolham cada vez mais a advocacia nacional, os dirigentes discutiram temas relevantes para o dia a dia de advogados e advogadas, abordando questões relacionadas à saúde, políticas para mulheres, além do calendário de eventos para o ano de 2023, incluindo as Olímpiadas da Advocacia. Os participantes também foram convidados para o Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), que será realizado em Salvador, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Na ocasião, foi exibido um vídeo, destacando a realização do evento na primeira capital do Brasil.

Outro destaque ficou por conta da adequação do Sistema de Gestão Documental (SGT), que vem sendo implementado nas seccionais (já concluída em 13 Estados), com previsão de que no próximo ano seja concluída em todo o país pela Coordenação de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal da OAB.

“As Caixas de Assistência cumprem um papel essencial no apoio ao dia a dia de nossos colegas, sobretudo com iniciativas voltadas para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, o Colégio de Presidentes é ume evento tão importante, porque traz a oportunidade de compartilhamento de experiências exitosas nos Estados e também alinhar as estratégias para o desenvolvimento de ações em benefício da advocacia”, ressaltou o presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Responsável pela condução do evento, o presidente da CAARN e coordenador da Concad Jovem, Ricardo Lucena, deu as boas-vindas aos colegas e lembrou o poeta Fernando Pessoa para quem ‘o homem é do tamanho do seu sonho’. “A realização desse evento é um sonho que estamos tornando realidade, ao passo que estamos sendo anfitriões nesse evento que discute pautas de importância nacional para toda a advocacia”, destacou Lucena.

Homenagem

Beto Simonetti

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foi homenageado com a Medalha Maurício Montanha, a maior honraria concedida pelas Caixas de Assistência. A homenagem foi um reconhecimento por sua liderança e atuação à frente da Ordem. Simonetti falou sobre a alegria de encontrar os presidentes de Caixas num momento em que estão sendo discutidos grandes desafios para toda a advocacia. “Temos a certeza de que essa batalha é, por muitas vezes, árdua, porém seguiremos atuando em conjunto para que possamos fortalecer as Caixas e todo o sistema OAB”, afirmou.

O coordenador nacional da Concad e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, também foi homenageado durante o encontro. Ele comentou sobre as deliberações tomadas pelo Colégio. “Foi tomada uma série de deliberações no que diz respeito à execução de políticas para mulheres, junto à Concad Mulher. Estamos preparando um calendário para o próximo ano, que foi objeto de análise aqui, e vamos trabalhar a comunicação conjunta, a implementação de políticas de saúde de forma unificada nacionalmente”, concluiu.

Também estiveram presentes ao evento o Presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; o Presidente do FIDA, Felipe Sarmento; o Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a Secretária-geral Adjunta do CFOAB, Milena Gama; e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.

 

Fotos: Vlademir Alexandre