Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB e TRT-5 entregam alimentos, brinquedos e material escolar à Fundação Lar Harmonia

Alimentos não perecíveis, brinquedos e material escolar doados pelos participantes da 8ª Caminhada e Corrida Ecológica do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5) foram entregues nesta terça-feira (01/11) à Fundação Lar Harmonia, em Salvador. A atividade esportiva, que contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), foi realizada no dia 23/10 e teve como objetivo principal divulgar a importância do combate ao trabalho infantil.

A diretora de Esportes, Juliana Camões, e o diretor de Relação Institucionais da Caixa de Assistência, Marcos Bomfim, estiveram, juntamente com representantes do TRT-5, na instituição filantrópica que acolhe crianças e idosos e presta importantes serviços em áreas como educação e saúde para famílias de comunidades da capital baiana, incluindo o Bairro da Paz, o Alto do Coqueirinho e a Baixa do Tubo.

“A Caixa de Assistência tem como objetivo apoiar a advocacia, mas também está atenta às causas que dizem respeito à sociedade como um todo. Por isso, nos engajamos nessa iniciativa e apoiamos esse importante evento do TRT-5, que, além de promover bem-estar e qualidade de vida, levou um apoio fundamental para a Fundação Lar Harmonia”, disse Marcos Bonfim.

Juliana Camões também destacou a importância da iniciativa do TRT-5, principalmente por buscar o alertar para a necessidade do combate ao trabalho infantil. ‘Esse é um tema ao qual a sociedade precisa estar sempre alerta. É muito positivo também trazer esse alerta em eventos como o do TRT5, uma vez que o esporte aproxima as pessoas e pode favorecer causas sociais importantes, servindo de estímulo para práticas solidárias, como as doações realizadas à  Fundação Lar Vida”.

Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-5, Viviane Martins comemorou o sucesso do evento e elogiou a solidariedade dos participantes com as doações em prol da Fundação Lar Harmonia. Para ela, o engajamento da CAAB foi muito positivo.

“Com essas ações e parcerias, ampliamos a atividade interinstitucional e os apoios. Quando agimos isoladamente, temos uma perspectiva e dimensão de acolhimento mais reduzidas. Quando ampliamos para termos parcerias institucionais, favorecemos a população, porque, a partir dessas ações sociais, também conseguimos ampliar as informações de combate ao trabalho infantil, que foi um dos objetivos da caminha e corrida, e conseguimos um engajamento muito mais efetivo”.

A juíza aposentada e gestora do Programa Trabalho Seguro no âmbito do TRT-5, Rosemeire Fernandes, também é voluntária na Fundação. Para ela, as ações em parcerias são fundamentais. “Estamos lidando com contribuições destinadas a minorar os efeitos de uma chaga social que é o trabalho infantil, o abandono da infância, através do trabalho precoce”.

Prosseguindo, a juíza ressaltou que “a ação em rede é importante, porque estamos diante de um problema social de múltiplas causas. Então, quando somamos esforços, consegue mais efetividade nas iniciativas e potencializa os resultados promovendo um alcance maior. Coloca todo mundo na mesma sinergia para atuar em prol da sociedade e ainda damos visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo terceiro setor, que acaba dinamizando políticas públicas”.

Quem também parabenizou a iniciativa foi a supervisora da Fundação Lar Vida, Mabel Novaes. “Essas ações são fundamentais, pois não recebemos recursos do governo. Trabalhamos basicamente com recursos próprios, como os oriundos vendas de livros da nossa editora e doações de voluntários. Nosso objetivo maior é melhora a qualidade de vida da comunidade”, pontuou.

SOBRE O LAR HARMONIA – Criada em 1994, a Fundação Lar Harmonia (FLH) é uma instituição sem fins lucrativos fundada por um grupo de pessoas com identidade de propósitos objetivando unir esforços em benefício da melhoria da sociedade e com o intuito de praticar o amor ao próximo como a si mesmo. É uma organização não governamental regida por estatuto próprio. Está localizada Rua Deputado Paulo Jackson, 560 – Piatã, em Salvador. Contatos: www.larharmonia.org.bratendimento@larharmonia.org.br

SERVIÇOS PRESTADOS:

Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo – AMEB
A carência no atendimento médico à população de Salvador é por demais conhecida. Poucos hospitais, reduzido número de leitos hospitalares, postos de saúde pública sem condições mínimas de trabalho.

Creche Escola Teresa Cristina – CETC
A Creche Escola Teresa Cristina funciona gratuitamente desde 2002. Atende crianças carentes de 02 a 12 anos de idade (do grupo 02 da educação infantil a 4ª série do ensino fundamental), preferencialmente aquelas cujas mães trabalham e de famílias com renda familiar de até dois salários mínimos.

Escola Allan Kardec
A EIAK, gratuita, funciona, em tempo integral, desde 1996, mediante autorização da Secretaria de Educação do Estado da Bahia através da Portaria nº 124/96, publicada no Diário Oficial do Estado de 18.3.1996. Oferece à criança em situação de risco social ensino fundamental (5ª à 9ª série) e reforço escolar.

Núcleo de Promoção Social
Proporciona um trabalho de acompanhamento à famílias expostas ao risco social, desenvolvendo ações em prol da cidadania plena das mesmas.

Núcleo de Psicologia PsiHarmonia
Realiza atendimento psicológico individual e às famílias e comunidades beneficiadas com as ações da Fundação Lar Harmonia. Proporcionar atendimento psicológico gratuito e voluntário às pessoas de baixa renda – com ênfase nas crianças da Creche-Escola Teresa Cristina – contribuindo para a formação de profissionais e ampliando o saber psicológico.

Núcleo Jurídico e de Cidadania Mª Terezinha Ferraz Freire de Novaes – NJC
Prestar assistência jurídica gratuita à população assistida pela Fundação Lar Harmonia; Desenvolver estudos na área do direito, visando o aprofundamento em temas fronteiriços que requeiram m olhar espírita;

Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes
As OPBM objetivam proporcionar o aprendizado técnico a adolescentes em situação de risco social, de forma a inseri-los no mercado profissional de trabalho, evitando o seu ingresso na marginalidade.