Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretoria da CAAB participa de lançamento do projeto Casa da Palavra Ruy Barbosa

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, Maurício Leahy, a vice-presidente, Cléia Costa, e o diretor de Relações Institucionais, Marcos Bomfim, participaram, nesta quarta-feira (9) do lançamento do projeto Casa da Palavra Ruy Barbosa, na sede da Associação Baiana de Imprensa, em Salvador.

Assinado pelo curador, arquiteto e artista visual Gringo Cardia, o projeto prevê a reestruturação da casa onde o jurist abaiano nasceu, na rua que leva seu nome, também no Centro. Durante a apresentação, a ABI indicou quais serão os próximos passos para a reestruturação do equipamento em homenagem ao jurista e jornalista baiano, que agora será rebatizado de Casa da Palavra Ruy Barbosa.

O projeto da ABI para reestruturar o Museu Casa de Ruy Barbosa compõem a agenda “Ruy, 100 anos depois”, uma programação para homenagear o centenário de falecimento do jurista, em 1º de março de 2023. “Nos deparamos aqui com um desafio de devolver ao Centro de Salvador um equipamento tão importante que é a casa de Ruy Barbosa”, afirmou o presidente da ABI, Ernesto Marques, durante o evento. “A gente queria traduzir Ruy Barbosa, que muitas vezes é colocado como prolixo e difícil de alcançar”.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, ressaltou a importância da iniciativa para preservar a memória de Ruy Barbosa, de forma que as novas gerações possam ter acesso à história de um dos nomes mais importantes do Direito nacional. “É fundamental honramos a história daqueles que pavimentaram os caminhos para que hoje estivéssemos aqui. É somente dessa forma que teremos a possibilidade de construir um futuro mais próspero, reconhecendo e preservando a nossa memória. Ruy Barbosa foi um dos grandes juristas brasileiros. Baiano, nada mais justo do que um espaço como esse para preservar sua memória, principalmente para as futuras gerações”, afirmou.

Presidente do colegiado que organiza a agenda comemorativa pelo centenário de Ruy Barbosa, o professor e vereador Edvaldo Brito ressaltou a importância do museu para a educação dos jovens. “Um não é um repositório de coisas velhas. Um museu é sempre um elemento fundamental para transmitir às gerações sucessivas os feitos que são daquela civilização. No nosso caso, Ruy Barbosa é a maior expressão do direito, do jornalismo e da cultura do Brasil”, ressaltou.

O presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), Alcino Soares, felicitou a proposta de requalificação. “É uma tardia homenagem da revitalização da casa de Ruy Barbosa. O Tribunal Regional vê com muita alegria e por isso estamos aqui para prestigiar essa iniciativa”, disse.