Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB promove lançamento do livro “Juventudes, Educação e Interculturalidade”

Em mais um evento de sucesso promovido pela Caixa de Assistência, através do projeto ADVcultural CAAB, foi lançado, na terça-feira (28/02), o livro “Juventudes, Educação e Interculturalidade”. A obra conta com um artigo co-assinado pela vice-presidente da CAAB, Cléia Costa, e pelo advogado e defensor público do estado da Bahia, Gilmar Bittencourt Santos Silva. A tarde de autógrafos foi concorrida e contou com as presenças do presidente da instituição, Maurício Leahy, dos diretores Juliana Camões (Esportes) e Marcos Bomfim (Relações Institucionais) e também de advogados, advogadas, artistas e amigos dos autores. Confira aqui fotos do evento.

Cléia Costa iniciou sua fala lembrando que a riqueza para o povo africano é a troca. “Não é dinheiro nem é ouro, é troca. Aprendi, ao longo da minha vida que a gente nunca dá nada sem receber e nunca recebe que não tenha dado. São essas trocas, que ao meu ver, essa coletânea de textos materializa com palavras. Nesse processo, lembramos do coletivo e que as palavras têm que ser feitas com o coração, com amor”.

Gilmar Bittencourt destacou a importância da obra. “Nesse momento, eu diria que se trata de uma obra necessária. Entendo que o trabalho da obra é o de instigar os próprios processos pelos quais nós pensamos o desenvolvimento. Vi no lançamento do livro uma oportunidade de discutir isso e os artigos mostram como os sujeitos do Direito começam a perceber a forma pela qual a ideia de desenvolvimento, passando por aspectos artísticos, jurídicos, sociológicos, imagéticos e antropológicos, mostrando como eles podem participar de todo esse momento”.

Já o presidente Maurício Leahy falou sobre a importância da Caixa de Assistência investir no apoio à cultura, por meio do ADVcultural CAAB, promovendo lançamento de obras como o livro. “Trata-se de uma obra muito importante, atual e que deve ser lida e discutida, principalmente pelos colegas do Direito”, pontuou Maurício Leahy.

SOBRE A OBRA – O livro “Juventudes, Educação e Interculturalidade” apresenta estudos que ressaltam as relações entre ambiente, desenvolvimento e saúde, sistema de justiça e violências, assim como aqueles que discutem as diferentes formas de estratégias de intervenção e conhecimentos utilizados pelos grupos citados na obra. A coletânea de textos que compõe o livro foi organizada por Márcia Esteves de Calazans, Maria Aparecida Bergamaschi, Isael da Silva Pinheiro e Anelise Gregis Estivalet.

SOBRE OS AUTORES – A vice-presidente da CAAB, Cléia Costa é Mestra em Políticas Sociais e Cidadania e o Defensor Público do Estado da Bahia, Gilmar Bittencourt Santos Silva é Doutor em Políticas Sociais e Cidadania.