Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB apoia o Novembro Azul no combate ao câncer de próstata

#CAAB na Campanha #Novembro_Azul contra o #Câncer_de_Próstata

#CAAB na Campanha #Novembro_Azul contra o #Câncer_de_Próstata


Acabe com o preconceito, busque informações sobre a doença e entre na luta pelo combate ao câncer de próstata. Esse é o teor da mensagem de instituições como o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Urologia, em mais uma campanha do Novembro Azul. O objetivo é o mesmo de anos anteriores: buscar, por meio de esclarecimentos técnicos e seguros, que cada vez um número maior de homens procurem um médico para fazer exames que podem identificar esse tipo de câncer, como comprovadamente eficiente toque retal.
Sempre engajada em campanhas como essa, a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, também será azul em sua fachada neste mês de novembro. O objetivo é fortalecer a luta de combate ao câncer de próstata, alertando os advogados sobre a importância de consulta ao urologista e também sobre a realização dos exames preventivos e necessários ao diagnóstico dessa silenciosa e perigosa doença.
Para este ano de 2016, o Inca prevê que serão diagnosticados cerca de 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Trocando em números, significa dizer que a cada hora sete novos casos serão identificados. Essa constatação pode se dá por meio do toque retal ou também pela dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as consequências do segundo câncer que mais mata entre os homens.
A prevenção é o melhor remédio! No caso do câncer de próstata essa máxima deve ser observada com a maior atenção possível. A literatura médica já confirmou que quando o tumor é identificado precocemente, os pacientes podem ser operados, submetidos a radioterapia, ou mesmo serem somente acompanhados sem nenhum tipo de tratamento. Os índices de cura nesses casos podem ser superiores a 95%. Portanto, não cabe vacilo nem dar vez para o preconceito, o tabu e a desinformação. A visita ao médico é fundamental e pode salvar vidas.
SOBRE O NOVEMRBO AZUL – Esse movimento surgiu em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. No Brasil, a campanha foi criada em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tendo como meta principal quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Nas redes sociais a mobilização também é intensa e são usadas várias hashtags como: #novembroazul , #DeNovembroAnovembroAzul , #MenosPreconceito e #MaisVida #SaudeCaab #CaabAzul
Logo #CAAB #Novembro_Azul

Logo #CAAB #Novembro_Azul