Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Amigos prestigiam homenagem a Luiz Coutinho na Câmara de Salvador

DSC_8348
O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou lotado na noite desta quarta-feira (16/11), quando a casa legislativa realizou sessão solene para homenagear o criminalista Luiz Augusto Coutinho com a Medalha Thomé de Souza, uma de suas mais importantes honrarias destinadas a pessoas com relevantes serviços prestados à cidade do Salvador. Bastante emocionado, Luiz Coutinho agradeceu a todos e dedicou a medalha aos familiares, com destaque para os pais, a mulher e os dois filhos.
Sugerida inicialmente pelo ex-vereador Everaldo Bispo, a indicação foi assumida pelo vereador Vado Malassombrado, que classificou como justa a homenagem a Luiz Coutinho, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia. “Um reconhecimento merecido por seu empenho em melhorar e contribuir com a nossa Justiça e com a nossa sociedade, especialmente na formação de novos advogados”, completou o parlamentar, destacando a trajetória profissional do criminalista em mais de 20 anos de atuação.
Convidado para fazer uma saudação ao homenageado, o advogado Marcos Melo, presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA, disse que Luiz Coutinho é um grande companheiro da advocacia em seu dia a dia e um baluarte de sua geração no direito criminal na Bahia. “É também um companheiro de magistério que tem uma excepcional contribuição à educação voltada para a advocacia, com o trabalho desenvolvido à frente da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), conseguindo revitalizar e dinamizar a instituição na capital e no interior do Estado”.
Ainda segundo Marcos Melo, a ampla capacidade de gerenciamento administrativo de Luiz Coutinho o capacitou a ser convidado para dirigir a CAAB, aonde vem lutando incansavelmente para garantir benefícios e conquistas para os advogados. “Luiz Coutinho é uma pessoa generosa e solidária, um amigo que sempre estende a mão para ajudar os demais. Coisas naturais a quem é bom filho e um bom pai”, pontuou Marcos Melo.
PAIS, MULHER E FILHOS – Ao ser anunciado, Luiz Coutinho foi conduzido ao plenário pelos pais, o juiz de direito Joaquim Coutinho e a professora Maria Tereza Coutinho. Houve execução do Hino Nacional, interpretado pelo sargento PM Lima, acompanhando nos teclados pelo subtenente Josué. Em seguida, o Grupo Afrocultural Ogã, formado por Jodson, Babau e Cauã, tocou atabaques em saudação ao orixá Xangô. Ao entregar a Medalha Thomé de Souza, Vado Malassombrado contou com a ajuda da mulher do homenageado, Leila Fraga Coutinho, e dos filhos Ludmila e Luiz Augusto Coutinho Filho.
Também atuando como vice-presidente da Associação dos Advogados Afrodescendentes e integrante do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia, representando a OAB-BA,
Luiz Coutinho, bastante emocionado, agradeceu a honraria que compartilhou com todos os colegas criminalistas, ressaltando a dimensão do papel do advogado além dos tribunais e do exercício da defesa do direito.
“O advogado tem uma função social da maior relevância, registrando presença em todos os momentos graves da história brasileira e enfrentando, em nome do estado democrático de direito e da cidadania, os abusos perpetrados por governos autoritários”, destacou, lembrando a importância de lutar em defesa das prerrogativas dos advogados e destacando o papel do profissional, reconhecidamente, indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
FORMAÇÃO DA MESA – Formaram a mesa da sessão o subprocurador-geral da República, Augusto Aras; o desembargador do TJ-Ba Baltazar Miranda Saraiva; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Alcino Filizola; o procurador Adriani Vasconcelos, representando a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Santos Lousado; o tenente coronel PM Pedro Jorge de Carvalho Fonseca, subcomandante de Policiamento Especializado, representando o comandante-geral da PM-BA, coronel Anselmo Brandão; o ex-presidente da OAB e professor de direito Thomas Bacelar da Silva; e o presidente da Comissão Nacional da Sociedade de Advogados e conselheiro federal da OAB, André Godinho.
Clécio Max – Texto e fotos