Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Missa na CAAB comemora o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados

10
Diretores, funcionários e convidados da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) comemoraram o Dia de Santo Ivo (19/05) com uma missa na capela na sede da instituição, no bairro de Nazaré. Nascido na Bretanha, França, Santo Ivo mostrou o brilho de sua inteligência por meio do estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito, se destacando em sua época. Além do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, participaram da celebração os diretores Maurício Leahy e Erenaldo de Sousa. Ao fim do evento foi servido um café da manhã. Confira galeria de fotos abaixo.
“Essa capela para mim tem bons momentos de reflexão. Sempre peço a Santo Ivo a Santo Antônio que iluminem as minhas decisões, minhas posições. Peço que seja sempre o mais justo possível ao deliberar pelos rumos da Caixa de Assistência. Santo Ivo, que guarda a nossa profissão, tem uma função especial dentro da CAAB que é exatamente acolher os menos favorecidos. Fico muito feliz quando vejo o grupo participando das celebrações, porque que isso aqui não é compulsório. Participa quem quer”, disse Luiz Coutinho.
Segundo ressaltou o presidente, a CAAB é uma casa aberta para qualquer outro tipo de celebração. “Tanto é que nos 70 Anos da Caixa de Assistência aqui tivemos o povo de santo, evangélicos e também da Igreja Católica. E isso com a clareza de que a OAB é laica e não devemos impor nenhum tipo de condição religiosa. Mas entendo que o senhor Deus deva estar em todas as nossas atitudes e em todas as nossas decisões. Porque nossa função na CAAB é exatamente ajudar o próximo”, afirmou.
ADVOGADO DO POBRES – Ivo Kermantin foi juiz do tribunal eclesiástico da Bretanha, onde soube lidar com muita pertinência e bom senso com questões das mais espinhosas. Suas decisões eram sempre pautadas por sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador. Agia com tanta retidão que conquistava o respeito até dos que saiam derrotados nas questões por ele decididas.
Firme na defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados, Santo Ivo ganhou, merecidamente, o título de Advogado dos Pobres. Não é por acaso que continua sendo um exemplo inspirador aos nossos juristas e magistrados.