Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB apoia campanha Julho Amarelo contra hepatites virais

ImgMateria_Junho2017_Julho-Amarelo-2017-Card3 (1)
A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) está engajada e apoiando a campanha Julho Amarelo, desenvolvida pelo Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais (MBHV) e pelo Grupo Vontade de Viver, realizada durante o mês de julho. O objetivo é conscientizar a população para a necessidade de se prevenir contra os cinco tipos dessa perigosa e silenciosa doença.
Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente no Brasil existem cerca de três milhos pessoas contaminadas com algum dos cinco tipos de hepatites existentes. Elas provocam a inflamação do fígado e podem ser causadas por abuso de álcool ou transmitidas por água contaminada, agulhas infectadas ou relações sexuais sem proteção entre outros motivos.
Julho foi adotado pelo Ministério, como o mês de luta e prevenção das Hepatites Virais, tendo como o dia D de combate o dia 28 de julho. Isso não significa que a prevenção à doença deve ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.
Para fortalecer a campanha o MBHV produziu folder alertando para a prevenção e sugerindo a realização de testes para detecção da doença e também a busca pela vacinação.
Já o Vontade de Viver distribuiu panfleto explicativo sobre alguns tipos de prevenção e distribuiu preservativos.