Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Luciana Silva é empossada na presidência da subseção da OAB-BA de Vitória da Conquista

Confirmando que a OAB da Bahia se destaca nacionalmente no que diz respeito à paridade de gênero em seus quadros diretivos, a advogada Luciana Silva foi empossada na presidência da subseção da OAB-BA de Vitória da Conquista. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (11/02) e conduzida pela presidente da Ordem, Daniela Borges. O presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy participou do evento, que ocorreu no Teatro Glauber Rocha, localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e que contou com a presença de conselheiros estaduais e federais, ex-presidentes de subseções, advogados, advogadas e diversas autoridades políticas e jurídicas do município e região.

Em seu discurso, Luciana Silva destacou a importância de estabelecer diálogos institucionais e da luta diária por um estado democrático de direito. Além disso, falou sobre a histórica eleição da OAB em 2021, responsável por eleger mulheres como presidentes da Ordem dos Advogados, como Daniela Borges na Bahia. “Tenho certeza que para todas as mulheres candidatas não foi fácil essa eleição, porque nós passamos por situações que o machismo, muitas vezes, não quis abrir o espaço. Então, quando a gente tem uma porta que está fechada e nunca foi aberta, ela não se abre fácil. Ela não abriu fácil para nenhuma de nós”, evidenciou.

Emocionada, Luciana Silva complementou dizendo: “Nós, enquanto sociedade, nós, enquanto OAB, estamos em construção. A gente comemora sim a eleição das mulheres, mas nós continuaremos e precisamos de todos os advogados e advogadas construindo esse caminho que tende a fortalecer a advocacia”.

Maurício Leahy falou da alegria de participar de mais uma solenidade de posse em que uma mulher vai comandar os rumos da subseção. “Conheço Luciana e sei de sua capacidade profissional. Sendo assim, tenho certeza que ela fará uma gestão humanizada como a nossa presidente Daniela propõe e a CAAB estará ao lado dela para apoiar o seu trabalho”, pontuou reforçando, mais uma vez, que nesse triênio 2022-2024 a Caixa de Assistência estará lado a lado com a OAB-BA trabalhando em prol da advocacia de Conquista e demais municípios baianos levando um novo tempo para advogados, advogadas e seus dependentes.

“Na CAAB, cumprimos uma missão do ponto de vista assistencial para a advocacia, com ações que contribuam de forma prática para o dia a dia da profissão, e também ações que contemplem os cuidados com saúde, bem-estar e qualidade de vida. Também estaremos atento às demandas específicas do interior, pois sabemos das peculiaridades de cada realidade, pois o nosso objetivo é atender de forma indistinta os colegas da capital e do interior”, disse Leahy.

Também participaram da solenidade a vice-presidente da OAB-BA Christiane Gurgel, o tesoureiro Hermes Hilarião, a secretária-geral Esmeralda Maria de Oliveira, o secretário-geral adjunto Ubirajara Ávila, os conselheiros federais Luiz Viana e Fabrício Castro, e o tesoureiro da CAAB Filipe Abreu dentre outros dirigentes de Ordem.

DIRETORIA – A presidente Luciana Silva, nessa nova jornada profissional, contará com o apoio de sua diretoria formada por Frederico Silveira e Silva (vice-presidente), Fagner Guimarães (secretário-geral), Wendel Silveira (secretário-geral adjunto) e Daniel Santos (tesoureira).

A subseção da OAB-BA de Vitória da Conquista abrange ainda os seguintes municípios: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Piripá, Planalto, Poções e Tremedal.