Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Realismo esperançoso em um novo tempo na advocacia

Estamos celebrando o Mês da Advocacia. Sim. Apesar de tudo, precisamos celebrar, e, ao mesmo tempo, reforçar a luta por um futuro melhor. Evidente que nossa profissão ainda enfrenta dificuldades históricas somadas aos desafios do mundo pós-pandemia.

A quantidade de desagravos realizados pela OAB-BA nos últimos anos é uma demonstração de que os ataques às prerrogativas da advocacia persistem. Mas nós não podemos e não iremos recuar, afinal as nossas prerrogativas são invioláveis e inegociáveis. O ataque a uma advogada ou a um advogado é um ataque a toda a advocacia. É uma afronta à sociedade, que fragiliza o Estado Democrático de Direito e o acesso à Justiça.

No Poder Judiciário, enfrentamos uma crise que resulta na falta efetiva da prestação do serviço jurisdicional à sociedade. Lutamos por melhores condições de trabalho em favor daqueles que tiveram seus direitos violados. A OAB-BA tem sido incansável nesse sentido. O fechamento de comarcas só não teve repercussão maior em razão dessa atuação firme, assim como foi o trabalho pela reabertura de fóruns e tribunais, que fecharam as portas durante a pandemia.

A advocacia, impactada por essas crises sobrepostas, viveu e ainda vive momentos difíceis. Mas, em meio ao compromisso de luta para superar as adversidades, precisamos reconhecer uma construção histórica de avanços e conquistas, com o fortalecimento gradual e consistente da OAB, cada vez mais presente no dia a dia da advocacia da capital e do interior, agindo sempre em busca de soluções efetivas pela valorização da profissão. Nossa instituição se mostra atenta às demandas sociais e está cada vez mais representativa, com políticas de paridade de gênero e cotas raciais.

Vivemos um novo tempo na advocacia baiana e testemunhamos uma OAB em evolução. Inserida nesse contexto, a CAAB cumpre o seu papel enquanto braço social da Ordem, levando serviços para a advocacia de todo o estado, com o objetivo de facilitar o dia a dia da profissão e promover assistência, esporte, bem-estar, lazer e saúde.

Celebramos, com o entendimento de que há muito trabalho pela frente. É imprescindível que a advocacia esteja unida no propósito de construir dias melhores. A união nos faz mais fortes e nos permite alcançar resultados ainda maiores.

Apesar das dificuldades, temos que valorizar e celebrar o Mês da Advocacia de forma especial. O genial Ariano Suassuna dizia: “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”. Muitas ainda são as lutas que estão por vir, mas, com a convicção de um realista esperançoso, temos a certeza de que o futuro que se avizinha nos trará dias melhores, quando, enfim, poderemos voltar a dizer com ainda mais orgulho, em alto e bom som: somos advogados e advogadas!

Maurício Leahy – advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia – CAAB

Artigo publicado em A Tarde – 16/07/2022