CAAB cria o programa de atenção à saúde da advocacia negra
Em mais uma importante iniciativa de acolhimento dos advogados e advogadas a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) cria, por meio da Resolução Nº 02, de 13 de dezembro de 2022, o programa de atenção à saúde da advocacia negra.
O objetivo é instituir de mecanismos de promoção da saúde da população negra e do enfrentamento ao racismo institucional, com vistas à superação das barreiras estruturais e cotidianas que incide negativamente nos indicadores de saúde dessa população.
Dessa forma, a Caixa de Assistência visa a redução do risco das cinco doenças graves de maior prevalência na população negra: doença falciforme, diabetes melitus (tipo 2), hipertensão arterial, hipertensão gravídica e a deficiência de G6PD.
As ações de enfrentamento das doenças prevalentes na população negra observarão as diretrizes traçadas na política nacional de saúde da população negra e serão implementadas pela Caixa de Assistência no limite dos serviços prestados pela instituição, mediante disponibilidade orçamentária.
A Resolução também cria o programa de educação permanente acerca do trato da saúde da população negra por meio de campanhas informativas, rodas de conversa, imersões das equipes técnicas e pareceres técnicos para o desenvolvimento das ações voltadas para o programa de atenção à saúde da população negra.