Conselho Pleno da OAB-BA aprova por unanimidade contas da CAAB no exercício 2022
Reunido nesta sexta-feira (14/04) o Conselho Pleno da OAB da Bahia aprovou, sem ressalvas e por unanimidade, as contas da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) no exercício financeiro de 2022. A sessão foi conduzida pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, e contou com a participação do presidente e do diretor-tesoureiro da CAAB, respectivamente, Maurício Leahy e Filipe Abreu.
Maurício Leahy, que estava cumprindo agenda em Porto Alegre em evento da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, participou de forma remota da sessão. Ele ressaltou a importância de manter o equilíbrio financeiro da instituição para que a CAAB possa seguir cumprindo sua missão no apoio e acolhimento à advocacia baiana. “Foi um ano extremamente desafiador, mas conseguimos superar e, com responsabilidade e equilíbrio financeiro, seguimos com o objetivo de ampliar a nossa atuação em favor de advogadas e advogados de toda a Bahia”, destacou.
O diretor-tesoureiro Filipe Abreu também ressaltou o processo de expansão das atividades da Caixa. “A aprovação sem ressalvas e por unanimidade é um sinal que estamos no caminho certo e que vamos continuar assim para avançar muito mais. É um trabalho muito desafiador, mas não mediremos esforços para aumentar as ações da CAAB. Para isso ocorrer de forma responsável, importante citar que temos um processo de controle mensal de gastos, o que é muito importante para manter o nosso equilíbrio financeiro”, ressaltou.
Em sua fala, Daniela Borges pontuou sobre o trabalho desenvolvido pela atual gestão para manter a estabilidade financeira da entidade. “Esse orçamento é da Bahia toda. Inclui as 36 subseções e os funcionários. A saúde financeira é o que permite que a gente tenha tranquilidade para fazer o trabalho. Nós temos isso como premissa: ter responsabilidade com os recursos. Isso significa ter transparência, dar retorno para a advocacia e também não gastar mais do que a gente arrecada”, concluiu.
MESA ALTA – Além da presidente Daniela Borges e Filipe Abreu também compuseram a mesa alta a vice-presidente da OAB-BA, Christianne Gurgel; a secretária-geral Esmeralda Oliveira; o secretário-geral adjunto Ubirajara Ávila; o diretor-tesoureiro Hermes Hilarião; o gerente da Controladoria da OAB Nacional, Alberto Jones de Souza; o coordenador do Colégio de Presidentes, Daniel Moraes; o procurador-geral da OAB-BA, Rafael Mattos; o presidente do TED, Sylvio Garcez; os conselheiros federais Mariana Oliveira, Luiz Viana e Fabrício Oliveira; o presidente da Comissão de Prerrogativas Victor Gurgel; o conselheiro seccional Fabrício Bastos; o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Relações com o Interior Carlos Medauar; o presidente da subseção de Itaberaba, Etienne Magalhães e o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional Yves Freire.