Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Juristas brasileiros se encontram na Espanha durante evento da Rede Internacional de Excelência Jurídica

 
Luiz Coutinho, à direita
Promovido anualmente na Europa pela Rede Internacional de Excelência Jurídica, o XVI Encontro Internacional de Juristas movimentou a cidade de Sevilha, na Espanha, entre os dias 16 e 20 de janeiro, reunindo juristas de vários países como Colômbia, Argentina, Brasil, Espanha e Portugal. Com ampla programação, o evento ocorreu simultaneamente na Universidade de Sevilla, Parlamento de Andalucia, Conselho de Justiça e Colégio de Advogados.

Luiz Coutinho


Coautor da 5ª edição do livro Juristas do Mundo, lançada durante o encontro, com o artigo “Privatização de presídios sob uma análise sistêmica de viabilidade”, escrito em parceria com Marília Miranda, sua ex-aluna e orientanda na Universidade Católica do Salvador (UCSal), o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, participou do evento e foi homenageado com a tradicional Comenda Isodoro de Sevilla.
“Participar, mais uma vez, desse importante Encontro é, antes de uma honra, uma oportunidade de estar ao lado de grandes juristas e, o melhor, rever amigos. A Universidade de Sevilha é uma das mais importante da Europa e não poderia haver lugar mais oportuno para abrigar essa edição do evento”, disse Luiz Coutinho, que é Diretor de Seleções de Membros da Rede Internacional de Excelência Jurídica.
dd

Leonardo Volpatti


“É uma honra receber a Medalha Isidoro de Sevilha, um dos patronos da educação na Espanha. Trata-se de um dos grandes pensadores da Universidade de Sevilha, que tem mais de 500 anos de história. E o melhor é receber essa honraria em uma cidade tão épica, cidade que foi centro do mundo na época dos grande descobrimentos, das navegações, do descobrimento da América…”, afirmou Leonardo Volpatti, jurista, cientista político graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e assessor jurídico do Senador Wilder Morais, em Brasília.
Ainda de acordo com Leonardo Volpatti, o Encontro significa enaltecimento dos estudos de grandes juristas da Colômbia, Argentina, Brasil, Brasil, Espanha e Portugal, reunidos em uma importante obra que é a 5ª edição do livro Juristas do Mundo. “Como foi dito, temos que pensar nos problemas atuais por que eles são globais. De certa forma, temos que pensar com a cabeça de vários pensadores de diferentes países até que consigamos chegar a uma solução, a um entendimento comum para os nossos problemas”.
cc

Antônio Costa


Também condecorado com a Medalha Isidoro de Sevilha, o jurista e professor Antônio Francisco Costa disse que o evento vai ao encontro do pensamento ético e da efetividade da ética no âmbito da atividade jurisdicional e de todo segmento da administração publica. “A condecoração representa um reconhecimento e ao mesmo tempo o estímulo para aquele que faz a difusão dos princípios éticos e de sua aplicabilidade, principalmente nos meios acadêmicos”.
Autor do livro Ética no Instituto Jurídico, lançado na ocasião, Antônio Costa proferiu palestra com o mesmo título durante o XIV Seminário Internacional de Excelência Jurídica, que fez parte da programação do evento. “Esse seminário se constituiu como importante foro de estudo e prospecção de elementos para a produção científica no âmbito do desenvolvimento da ciência jurídica comprometida com a ética, a pacificação e o bem estar social por meio intercâmbio científico e cultural”, destaca o professor.
aa

Josinaldo Leal


Outro representante da Bahia no Encontro foi o advogado e professor universitário Josinaldo Leal, que participou da obra científica abordando tema ligado ao Direito do Consumidor. “Tive o prazer de participar desse encontro promovido pela Rede de Excelência, podendo estar em companhia de juristas internacionais, o que significou para mim mais uma experiência extremamente enriquecedora. Principalmente pela possibilidade da integração entre colegas argentinos, colombianos, espanhóis, portugueses e brasileiros, o que promove o desenvolvimento acadêmico”, disse.
Ainda sobre o livro Juristas do Mundo, o professor ressalta sua importância pelo fato de reunir amplo conhecimento por meio de produções em várias áreas do direito, como o direito penal, administrativo e eleitoral. “Sem esquecer que e o conjunto de atividades realizado durante o evento foi bastante positivo. Tivemos a oportunidade de conhecer, visitar e compreender toda estrutura para formação de governo e também do judiciário na cidade de Sevilha. Isso traz ao profissional de direito uma gama de conhecimento e a possibilidade de compreensão macro dos sistema jurídicos”, ressaltou Josinaldo Leal, elogiando a grandeza do Encontro.