Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Luiz Coutinho prestigia solenidade para o novo Cidadão Baiano João de Melo Cruz

A partir da esquerda: João Rodrigues, Marcos Melo, João de Melo Cruz, Raul Chaves e Luiz Coutinho


Um dos mais renomados defensores públicos do país, o sergipano João de Melo Cruz agora é também Cidadão Baiano. O titulo, proposto pela deputada estadual Maria del Carmen (PT), foi entregue na sexta-feira (03/02), na Assembleia Legislativa da Bahia. “Além de justo e merecido, o título ‘transforma’ em baiano um dos grandes defensores público do Brasil, o que engrandece ainda mais a Defensoria Pública do nosso Estado”, disse o criminalista Luiz Coutinho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia.
Em maio de 2016, João de Melo Cruz foi uma das personalidades homenageadas na solenidade de em que a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia comemorou suas sete décadas de existência. Ele recebeu a Medalha 70 Anos CAAB, destinada a pessoas que contribuíram para fortalecimento da advocacia no Estado.
“João de Melo Cruz iniciou sua brilhante carreira na vida jurídica pela área criminal, ramo em que se tornou um dos nomes mais conceituados do país, dedicando-se na Bahia ao amor pela vida jurídica com excelência”, destaca Maria del Carmen.
“Tive a honra de ser convidado para participar da merecida homenagem ao professor João de Melo Cruz, um dos baluartes da advocacia criminal baiana, com quem tive a oportunidade de dividir a tribuna do júri, ainda quando estudante e, posteriormente, quando neófito no exercício da advocacia”, disse o advogado Marcos Melo.
Prosseguindo, o criminalista Marcos Melo acrescentou que “em doutor João encontrei um mestre, que me mostrou o bom caminho e me inspirou, nutrindo a paixão que tão cedo despertei pelo direito penal e reforçando o desejo de seguir na trincheira da defesa, na busca incessante por fazer valer a Constituição Federal e os diplomas legais penais, assegurando a correta aplicação desses instrumentos legais”.
SOBRE O HOMENAGEADO – Nascido em 1938, em Aracaju, a bela capital sergipana, João de Melo Cruz graduou-se pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1963. Inscrito na OAB-BA há mais de 50 anos, sendo inclusive conselheiro, ele também já foi homenageado com o título de Cidadão de Salvador.
Nomeado defensor público em 1966, atuou na área por mais de 20 anos, chegando a chefiar a Defensoria Pública da Bahia. Também, trabalhou com destaque no Júri da capital baiana (1ª e 2ª varas) e foi professor assistente de Direito Penal da Faculdade de Direito da Ufba.