Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB participa de solenidade de inauguração de conjunto penal

01 LC
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, participou, nesta terça-feira (13/06) da solenidade de inauguração do Conjunto Penal Masculino de Salvador, no Complexo da Mata Escura e da entrega da requalificação do Anexo do Presídio Salvador. A obra do governo do Estado foi realizada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que tem à frente o secretário Nestor Duarte. (Confira galeria de fotos abaixo).
Integrante do Conselho Penitenciário da Bahia da Bahia, órgão ligado à Seap, Luiz Coutinho parabenizou o secretário pela importante realização e pelos avanços conseguidos por sua gestão à frente da secretaria. “Essa inauguração é um importante avanço, principalmente na medida e que estão sendo dobradas as vagas no sistema  prisional na Bahia”, disse o presidente da CAAB.
Luiz Coutinho ressaltou ainda que “caminhamos no sentido de acabarmos com a superlotação de presídios. Acho importante nesse momento estabelecer uma real política de respeito aos direitos humanos, à dignidade da pessoa humana, dignidade do preso, sobretudo no cumprimento das diretrizes das Lei de Execuções penais”, pontua.
SOBRE O CONJUNTO PENAL – Com capacidade para 683 presos, a construção do conjunto penal custou R$ 31 milhões. Já a reforma e requalificação do anexo, que dispõe de 236 vagas, recebeu investimento de R$ 2,5 milhões. “Com recursos próprios, conseguimos melhorar e requalificar toda uma estrutura que merece atenção. É importante que a ressocialização ocorra com todo um aparato qualificado e que proporcione segurança mútua para os custodiados e funcionários”, afirmou o secretário Nestor Duarte.
Construído com painéis pré-fabricados, material que possui uma resistência até quatro vezes maior que o concreto comum, o novo conjunto tem detector de metal nas três modalidades (pórtico, manual e banqueta), área de visitas com sistema de interfone e vidros de segurança e posto de saúde com atendimento médico e dentário. Além disso, a abertura e o fechamento das portas é monitorado pela parte superior da cela.
O conjunto é dotado também de salas de aula, laboratório de informática, área de lazer integrada com a quadra poliesportiva, entre outros espaços que estimulem o trabalho e a educação do preso.