Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Valéria Costa é empossada presidente da subseção da OAB-BA de Gandu em solenidade que teve participação de presidentes da OAB-BA e CAAB

A presidente da subseção da OAB-BA de Gandu, para o triênio 2022-2024, Valéria Costa, destacou na solenidade de sua posse a importância de começar uma gestão à frente da subseção quando a OAB da Bahia tem em sua presidência, também uma mulher, Daniela Borges. “Tenho visto sua luta para que nossa advocacia tenha dias melhores e sempre soube, Dani, que escolhemos estar ao seu lado por ser o melhor para a advocacia baiana e estaremos juntas nessa luta minha amiga”, disse Valéria Costa na cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (03/03), na Câmara Municipal do município. Confira gelaria de fotos abaixo.

Emocionada, Valéria Costa reforçou o seu compromisso de lutar intransigentemente pela advocacia de Gandu e região, defendendo de forma inegociável as prerrogativas de advogados e advogadas, sem esquecer da fiscalização de qualquer conduta antiética. “A sociedade de Gandu e região pode contar com a OAB-BA, porque ela merece todo o respeito, carinho e trabalho da advocacia baiana sempre”, acrescentou lembrando que “quando lutamos pela defesa das prerrogativas estamos defendendo os nossos clientes, a sociedade”, frisou.

A cerimônia, que empossou mais uma mulher em cargo de comando na seccional baiana, que se destaca nacionalmente justamente pela vanguarda na paridade de gênero, foi conduzida pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, da diretora Vanessa Lopes, do conselheiro federal Luiz Coutinho, além dirigentes de Ordem, advogados, advogadas e autoridades de Gandu e região.

Em seu discurso Daniela Borges garantiu que em sua gestão a subseção de Gandu terá, sim, sua sede própria e vai estar ao lado de Valéria Costa na inauguração. A presidente da OAB-BA também afirmou que estará lado a lado com a advocacia de Gandu e região na luta por transformações no judiciário baiano, de forma que o cidadão possa voltar a acreditar em Justiça e que ela seja célere como prevê a Constituição.

“A razoável duração do processo é um direito fundamental previsto em nossa Constituição. Tenho ido aos tribunais e dialogado, porque temos que construir pontes com firmeza. Mas temos que construí-las na condição de uma realidade diferente porque a advocacia baiana não aguenta mais, o cidadão baiano não aguenta mais esperar por Justiça. Temos casos de colegas que pensam em desistir da advocacia ante a demora da Justiça em se pronunciar enquanto eles são cobrados pelos clientes desesperados”, pontuou.

A presidente ressaltou ainda que nesses dois meses de gestão à frente da OAB-BA tem trabalhado, juntamente com sua diretoria, no sentido de cobrar mudanças na efetividade do atendimento e realização da Justiça. “E sabemos que esse é também um propósito do judiciário”, frisou lembrando que continuará firme nessa busca.

No início de sua fala, Maurício Leahy cumprimentou a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, reafirmando que no triênio 2022-2024 a CAAB estará lado a lado com a OAB-BA na luta por melhores dias para a advocacia baiana na capital e no interior, destacando que depois dessa pandemia do novo coronavírus que afetou muitos advogados e advogadas “é preciso que trabalhemos para conseguir uma ressignificação de nossa profissão, de forma que os colegas possam voltar a amar o ato de advogar e que possam se sustentar e sustentar as suas família como o trabalho na advocacia. E vamos conseguir, com certeza, pois contamos com o apoio de nossa presidente Daniela Borges. Acreditem”.

O presidente da CAAB também desejou sucesso à presidente Valéria Costa e sua diretoria, lembrando que nesse novo tempo para a advocacia baiana a nova gestão da CAAB vai ampliar ainda mais o acesso de advogados e advogadas do interior aos serviços oferecidos pela instituição. “Também estaremos atento às demandas específicas do interior, pois sabemos das peculiaridades de cada região. Vamos trabalhar para humanizar ainda mais o nosso atendimento, ouvindo as demandas, analisando cada caso e buscando as melhores soluções para sanar as dificuldades dos nossos colegas”, afirmou destacando que a caminhada da campanha da atual gestão da OAB-BA e CAAB foi um pouco mais leve porque contou com o apoio e engajamento dos colegas de Gandu com muita garra e alegria, muita alegria.

Maurício Leahy fez questão de agradecer aos colegas que antecederam os atuais dirigentes da OAB da Bahia, lembrando que eles pavimentam o caminho com muita luta e dedicação como nas conquistas de paridade de gênero, racial e muitas outras que tornaram a Bahia protagonista no Brasil no âmbito da OAB. “Por isso, amigos, é importante que tenhamos a real e importância da realidade que vivemos hoje quando temos, em 90 anos de OAB-BA, uma mulher na presidência da Ordem, nossa presidente Daniela Borges, e aqui na subseção de Gandu, Valéria Costa. Nunca esqueçam desse momento que é histórico, representativo e vitorioso para todos nós advogados e advogadas”, pontuou lembrando que “hoje vivemos um novo tempo na advocacia baiana e nacional e essa gestão da CAAB vai ser marcada pela humanização do atendimento aos seus associados”.

Luiz Coutinho também discursou na solenidade e lembrou do tempo em que foi presidente da CAAB (de 2016 a 2021) atuou em parceria com a OAB-BA para que a subseção de Gandu tivesse sua sede própria. “Quando estive na CAAB com os então presidentes da Ordem Luiz Viana (2012-2018) e Fabrício Castro (2019-2021) vimos a necessidade de uma sede para Gandu e tenho certeza que nossa presidente Daniela Borges vai realizar esse sonho, meus amigos. Ela já disse que esse é um dos compromissos de sua gestão e vamos comemorar essa conquista”.

DIRETORIA – A presidente Valéria Costa vai presidir os rumos da subseção com o apoio de Sérgio Vilas Bôas (vice-presidente), Yves Freire (secretário-geral), Amanda Leite (secretária-geral adjunta) e Caio Vinhas (tesoureiro).

A subseção de Gandu abrange os municípios de Cravolândia, Itamari, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Teolândia e Wenceslau Guimarães.