Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Posse de Alisson Lima na presidência da subseção da OAB-BA de Jacobina é marcada por homenagens à conselheira federal Marilda Sampaio

A solenidade de posse da nova diretoria da subseção da OAB-BA de Jacobina, que no triênio 2022-2024 será presidida por Alisson Lima, foi marcada por homenagens à conselheira federal Marilda Sampaio, natural do município, que pela sua dedicação à profissão coleciona muitos amigos e amigas na advocacia baiana. A cerimônia, realizada na manhã desta quarta-feira (09/03), foi conduzida pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, e contou com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy. Confira galeria de fotos abaixo.

Também participaram da posse a secretária-geral da OAB-BA Esmeralda Oliveira, o secretário-geral adjunto Ubirajara Ávila, o tesoureiro Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto da CAAB, René Viana, a diretora Juliana Camões, os conselheiros seccionais Sarah Barros e Saulo Guimarães, e os presidentes de subseções Michela dos Santos (Campo Formoso), Daniel Moraes (Teixeira de Freitas) e Rui Carlos (Itabuna) além de advogados, advogadas, políticos e autoridades de Jacobina e região.

Em sua fala Daniela Borges enfatizou o assassinato do colega Lucimário Queiroz, morto a tiros no dia 14/02, em frente à Câmara de Vereadores de Jacobina. Ela se dirigiu ainda à família do advogado que estava presente na solenidade. “Lucimário Queiroz está presente e ele terá justiça. Estamos trabalhando incansavelmente para isso”, disse. Prosseguindo, afirmou que: “É muito importante a gente ter aqui hoje a presença dos ex-presidentes Joel, Marilda, Ari. É muito importante honrar a história daqueles que vieram antes da gente”, afirmou.

O presidente empossado Alisson Lima aproveitou a cerimônia para também empossar os membros das comissões da subseção. “Eu sei que a gente não consegue resolver os problemas se não tiver uma união e o diálogo com as instituições. A OAB não vai conseguir resolver tudo sozinha. Por isso, a gente está construindo pontes para manter os diálogos institucionais e resolver os problemas da advocacia e da sociedade”, disse.

Maurício Leahy parabenizou a diretoria empossada e reafirmou o compromisso da CAAB com a advocacia do interior e da luta que sua gestão fará para promover a ressignificação da advocacia, de forma que advogados e advogadas voltem a ter amor pela profissão e que possam conseguir vencer advogando. Segundo ele, essa será uma das missões da Caixa de Assistência, que contará com o apoio da presidente Daniela Borges. “Precisamos ter dois nortes nesta gestão: humanizar o atendimento à classe, porque as pessoas que nos procuram já estão com alguma vulnerabilidade; e ressignificar nossa atividade nesse retorno pós-pandemia, porque muitos colegas precisaram se desfazer dos seus escritórios e a CAAB precisa estar ao lado desses colegas que mais precisam”, ressaltou.

Ao falar dos três anos em que atuou como secretário-geral adjunto da OAB-BA, na gestão do então presidente Fabrício Castro (2019-2021), Maurício Leahy fez questão de destacar e elogiar o trabalho abnegado da ex-secretária-geral Marilda Santana, que também já presidiu a subseção de Jacobina. “Impossível, Marilda, não querer fazer uma singela homenagem a você por tudo que representou no cargo que ocupou. Tive a honra de trabalhar sendo liderado por uma pessoa tão humana e tão especial à frente da secretaria-geral. Foi marcante para todos, diretores e colaboradores da OAB-BA e isso de forma simples e humilde. Da forma verdadeira com que ela sempre lida com as pessoas, sempre tentando ver o lado bom das coisas e das pessoas”.

“Estamos aqui para que vocês ratifiquem com a classe e com a sociedade o compromisso assumido com a Ordem. Isso é muito importante porque a OAB só é uma OAB de verdade se a diretoria que estiver à frente dela efetivamente cumprir esse compromisso”, afirmou o conselheiro federal Fabrício Castro, agradecendo aos serviços prestados pelo ex-presidente da subseção Joel Vitória, bem como o trabalho de Marilda Sampaio à frente da secretaria-geral em sua gestão. Castro frisou ainda que a posse da diretoria é uma forma dos gestores confirmarem o compromisso com a classe.

Já Marilda Sampaio afirmou que a subseção de Jacobina está muito bem representada por Alisson e sua Diretoria. “Aqui há uma Diretoria que defende o papel da OAB, que vai além de defender os direitos e prerrogativas dos advogados. A Ordem exerce a sua função social e mostra o quanto nós somos importantes enquanto instituição”, pontuou.

Priscila da Cruz, vice-presidente da subseção, desejou que o triênio seja vitorioso e que ao final desses três anos de mandato a Diretoria consiga cumprir a missão que lhe foi confiada. “Deixo desde já o nosso agradecimento a cada colega que votou em nossa chapa e nos apoiou”, disse.

O ex-presidente da Subseção, Joel Vitória, agradeceu a todos aqueles que estiveram ao seu lado durante a sua gestão e afirmou que estar à frente da OAB é representar a classe e, principalmente, a instituição. “Para isso é necessário ter o passo direto, a mão erguida e ouvido atento para ouvir os reclames dos colegas. A OAB esteve presente e nos anos anteriores aqui em Jacobina e eu tenho certeza que estará ainda mais presente nesse triênio que se inaugura”, disse.

DIRETORIA – Alisson Lima vai presidir a subseção tendo em sua diretoria Priscila da Cruz (vice-presidente), Vinícius Sodré Filho (secretário-geral), Elaine Silva (secretária-geral adjunta) e Matheus Rocha (tesoureiro).

A subseção de Jacobina abrange os municípios de Caém, Caldeirão Grande, Capim Grasso, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova.

Fotos: Angelino de Jesus / OAB-BA