Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB homenageia o saudoso advogado Jorge Lima na abertura de encontro baiano da advocacia trabalhista

O advogado Jorge Lima, ex-presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), falecido em um acidente no dia 18/11/20, foi o homenageado na abertura do XV Encontro Baiano da Advocacia Trabalhista, ontem (12/05), e que prossegue até este sábado no Hotel Wish, em Salvador. Profissional de competência reconhecida, que fez muitos amigos na advocacia, Jorge Lima foi considerado por colegas e amigos um imortal que sempre será lembrado por suas ações, compromisso com a advocacia e bom humor para enfrentar e superar dificuldades. A CAAB entregou a um representante da família uma tela na qual fica registrado o sorriso desse saudoso advogado. A família optou por expor o quadro na sede da ABAT, onde Jorge Lima deixou sua marca e ações positivas.

“Nosso querido e saudoso amigo Jorge Lima é uma das grandes referências da advocacia trabalhista em nosso Estado. Além de profissional comprometido, um ser humano ímpar. Uma dessas pessoas raras, cujo reconhecimento de sua generosidade e competência era unanimidade entre todos que tiveram o privilégio de compartilhar da sua amizade. É com imensa alegria que nos unimos a essa singela homenagem mais do que justa, mais do que merecida, ao nosso grande e imortal amigo Jorge Lima. Para tanto, eternizamos sua imagem nessa obra do artista Orlando Celino, de Vitória da Conquista”, disse o presidente da CAAB, Maurício Leahy, por meio de um vídeo exibido no encontro. Leahy não pode participar da solenidade por conta de compromissos previamente agendados.

A tela em homenagem a Jorge Lima foi entregue pela vice-presidente da CAAB Cléia Costa e o diretor Marcos Bomfim, grandes amigos o ex-presidente da ABAT, que se emocionaram ao lembrar de momentos em que estiveram próximos trabalhando ou mesmo se divertindo com os casos e histórias que Jorge Lima costumava contar, inclusive do Vitória, seu time do coração, para quebrar o estresse da rotina dos profissionais da advocacia. Cléia Costa, emocionada, pediu licença para quebrar o protocolo e proclamar uma poesia que fez em homenagem ao amigo. Foi muito aplaudida ao final, quando emocionou a plateia com suas palavras e a saudade que todos sentem do imortal baiano da advocacia trabalhista em que se transformou Jorge Lima.

PRÊMIO JORGE LIMA – Também estiveram presentes na abertura do evento e renderam homenagens a Jorge Lima a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, a vice-presidente e advogada trabalhista Christiane Gurgel, a secretária-geral Esmeralda Oliveira e o conselheiro seccional Ubirajara Ávila. Amigos próximos de Jorge Lima, eles não conseguiram conter a emoção quando falaram dele e de momentos em que estiveram juntos e que não esquecem.

Em sua fala, Daniela Borges lembrou, emocionada, do amigo e da felicidade de sua gestão ter aprovado a criação do ‘Prêmio Jorge Lima de Direito do Trabalho’, cujos vencedores foram anunciados por ela durante evento. “Essa foi a primeira edição e continuaremos com esse projeto exitoso, que fará nos lembrar sempre de Jorge e de sua luta pelo fortalecimento da advocacia trabalhista”.

Christiane Gurgel comoveu a plateia quando falou, muito emocionada, que: “Jorge Lima não precisou de uma academia para ser imortal. Seu trabalho e legado na advocacia trabalhista fez isso e nos sentimos orgulhosos desse grande amigo e profissional”.

Também muito emocionado, e com a voz embargada, o presidente da ABAT, André Sturaro, lembrou dos momentos de trabalho e de diversão em que esteve ao lado do inesquecível amigo Jorge Lima. Falou da imensa alegria da ABAT em ser escolhida pela família para expor em sua sede uma tela em que exprime o sorriso de um grande profissional e presidente, de um advogado e de um ser humano de verdade. “Uma eterna saudade”, disse.