Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Maurício Leahy participa de Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência em Florianópolis

Com o objetivo de discutir temas como o fortalecimento, alinhamento e união entre as Caixas de Assistência do Brasil, foi realizado nesta sexta-feira (19/08), em Florianópolis (SC), o III Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados, promovido pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD). O presidente da CAAB, Maurício Leahy, participou do evento que reuniu lideranças nacionais em busca de avanços no acolhimento e fortalecimento da advocacia nacional. A presidente da OAB de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, foi a grande homenageada.

Dentre as pautas debatidas e analisadas estiveram ações vinculadas à Comissão da Saúde Suplementar, com a construção de diretrizes para as Caixas de Assistência do país. Também foram discutidos projetos em conjunto com a OABPrev, além da definição das modalidades da Olimpíada da Advocacia e do Programa Anuidade Zero. A abertura dos trabalhos ficou por conta do vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, que falou da importância do encontro.

“É uma alegria receber todo o sistema da OAB Nacional, aqui em nossa sede catarinense. Essa é uma oportunidade para um dia profícuo de trabalho em prol da advocacia nacional”, ressaltou. “Entre suas atribuições, a Ordem se faz de defesa das prerrogativas, de valorização profissional, de fiscalização ético disciplinar. Porém, ela também é assistencial, por meio da importante atuação das Caixas de Assistência, atendendo às necessidades de esportes, lazer e bem-estar para os advogados e advogadas”, pontuou.

O presidente da CAAB destacou a oportunidade de trocar experiências com colegas de outros estados e desenvolver novas ações e projetos para a advocacia. “São sempre relevantes os encontros proporcionados pelo Colégio de Presidentes. É o momento de alinhar estratégias, trocar experiências com colegas de outros estados e buscar o desenvolvimento de ações que tragam benefícios à advocacia, sobretudo nas áreas de saúde, lazer, bem-estar e promoção da qualidade de vida”, ressaltou Maurício Leahy.

Presente ao evento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD), Eduardo Uchoa Athayde, destacou a importância de discutir pautas assistenciais: “Além de projetos de ampliação de apoio das Caixas para a realização, cada vez mais, de trabalhos efetivos e de transformação nas áreas de saúde, esporte, lazer e bem-estar”.

Já o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento, ressaltou que o encontro é uma oportunidade para alinhar o trabalho entre as CAAs. “Com muito diálogo, troca de ideias e união de propósito para atender às demandas da advocacia”.

Juliano Mandelli, presidente da Caixa de Assistência de Santa Catarina (CAASC), deu as boas-vindas aos colegas. “Para nós é uma honra e prazer receber todos em nossa capital. Com as ações em conjunto com as nossas Caixas de Assistência, teremos como meta de trabalho ampliar, qualificar e priorizar medidas de saúde para a classe, comprometidas com o bem-estar e a saúde da advocacia nacional”, falou.

MEDALHA MAURÍCIO MONTANHA – A homenageada do evento foi a presidente da OAB de Santa Catarina, Cláudia Prudência, ex-presidente da CAASC, que foi condecorada com a Medalha Maurício Montanha. Maior honraria com a qual a CONCAD destaca quem atuou e atua com relevantes serviços em prol das Caixas de Assistência e da advocacia nacional.

SOBRE A MEDALHA – Maurício Sagboni Montanha Teixeira foi presidente da CAAPR de 2004 a 2006 e diretor tesoureiro da entidade de 2001 a 2003, além de coordenador da CONCAD em 2005. Faleceu em 2007, aos 44 anos, quando então ocupava o cargo de diretor tesoureiro da OAB do Paraná.

Em reconhecimento ao seu trabalho à frente das CAAs e em prol da advocacia, em 2010, a diretoria da CONCAD lançou a medalha Maurício Montanha Teixeira, uma homenagem póstuma ao advogado.