Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB disponibiliza 100 exames gratuitos para detecção de traço falciforme

Partindo do objetivo do programa de atenção à saúde da advocacia negra, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) inicia campanha de conscientização e prevenção da anemia falciforme. Numa parceria com o Laboratório CLAB, a CAAB vai disponibilizar, gratuitamente, 100 exames de eletroforese de hemoglobina, que identifica traço falciforme. A coleta, que poderá ser feita em uma das sete unidades do laboratório, ocorrerá entre os dias 19/06 e 19/07. A coleta também será realizada no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM) exclusivamente no dia 03/07. Solicite aqui o benefício: https://campanhas.caab.org.br

Com o programa, a Caixa de Assistência objetiva instituir mecanismos de promoção da saúde da população negra e do enfrentamento ao racismo institucional, com vistas à superação das barreiras estruturais e cotidianas que incide negativamente nos indicadores de saúde dessa população. Com essa campanha a CAAB busca a redução do risco dessa grave doença de maior prevalência na população negra.

O programa de atenção à saúde da advocacia negra foi instituído por meio da Resolução Nº 02, de 13 de dezembro de 2022. O documento também projeta a realização de campanhas informativas, rodas de conversa, imersões das equipes técnicas e pareceres técnicos para o desenvolvimento das ações voltadas para o programa de atenção à saúde da população negra.

O presidente Maurício Leahy ressalta o compromisso da CAAB com as demandas da advocacia baiana como um todo, mas também dando atenção especial às demandas específicas da classe. “É importante reforçar que temos um compromisso com a advocacia negra. Dessa forma, o programa de atenção à saúde da advocacia negra se soma ao esforço para levar ações para que possamos contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos colegas, promovendo acesso a serviços que sejam efetivos para o atendimento das demandas levantadas”.

Para a vice-presidente da CAAB, Cléia Costa, o programa colocado em prática na atual gestão mostra a atenção que a atual diretoria dedica à advocacia negra, confirmando que a Caixa de Assistência prioriza esse acolhimento e, disponibiliza, na prática, mecanismos para que advogadas e advogados negros tenham seus direitos priorizados. “Nossa gestão é comprometida com a causa das cotas e paridades”, destacou.

SOBRE O EXAME – A eletroforese de hemoglobina é um exame que tem como objetivo identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados circulantes no sangue. Portanto, um importante aliado no diagnóstico da anemia falciforme.