Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB participa de blitz contra importunação sexual no trânsito e transporte publico

‘Pare! Importunação sexual é crime’. Esse é o alerta principal da ‘Blitz contra a importunação sexual no trânsito e transporte público’, que foi realizada na manhã desta terça-feira (05/12), na Avenida Paralela. A CAAB e a OAB-BA apoiaram a iniciativa, que pede a participação de todos no combate a esses abusos denunciando casos pelo 180.

O evento, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Detran, contou com o apoio da OAB da Bahia, por meio das comissões de Proteção aos Direitos da Mulheres, Mulher Advogada e de Trânsito da seccional. A CAAB montou um estande no local e distribuiu materiais de conscientização aos motoristas que passaram pela blitz.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, participou do evento, que contou com a presença da presidente da OAB-BA, Daniela Borges, da presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Renata Deiró, do vice-governador do Estado Geraldo Júnior, da secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, e do diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel.

O objetivo da blitz foi chamar a atenção para a atenção e a denúncia de atos libidinosos que ocorrem sem o consentimento da vítima, prática classificada como importunação sexual. A prática não inclui apenas o toque físico, como ‘passada de mão ou ‘encoxada’, por exemplo, mas envolve também ações com ‘cantadas ofensivas’.

Em sua fala Daniela Borges destacou a importância de garantir ambientes seguros para as mulheres e combater a violência. “Por isso, a OAB da Bahia se une a esse importante projeto do Detran e da SPM. Eu digo sempre que estar mulher no mundo é saber o que é viver com medo e em um estado constante de insegurança. Por isso, é essencial combater a violência à mulher”.

“Muito importante a presença da CAAB e da OAB-BA nesse grande ato em respeito incondicional às mulheres, no combate à importunação sexual no trânsito e no transporte público. Esse é um tipo de crime ao qual todos nós devemos estar atentos e denunciar sempre”, ressaltou o presidente da CAAB Maurício Leahy.

Para Renata Deiró, o evento mostra, mais uma vez, que as mulheres precisam ser respeitadas também em sua direção no trânsito. “Que seja sem assédio, sem violência e importunação sexual. Queremos que o nosso direito de ir e vir seja respeitado. A OAB-BA se junta a essa importante iniciativa que ainda vai percorrer vários municípios da Bahia. Combater a violência contra a mulher no trânsito e no transporte público, é dever de toda a sociedade”, afirmou.

“Nós vamos estender essa campanha para o interior do estado juntamente com o Detran, a SPM e as subseções da OAB-BA para que a gente consiga combater a importunação sexual que é crime”, disse Danilo Costa.