Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

OAB–BA desagrava advogado em Ipiaú

Luiz Coutinho fala ao lado de Maria Glória e Expedito José

Luiz Coutinho fala ao lado de Maria Glória e Expedito José


Na tarde desta quarta-feira (24/07), na subseção de Ipiaú, o Conselho Seccional da OAB-BA realizou uma sessão de desagravo ao advogado Expedito José Januário Júnior (OAB-BA 26.801), que foi agredido publicamente pelo radialista Norman Suarez, o ‘Amarelinho’. Segundo Expedito José, o agressor não gostou do fato de ele ter atuado em uma causa trabalhista de uma ex-funcionária sua.
MAX_5551
“Como consegui resultado positivo para a minha cliente, o radialista simplesmente passou a me retaliar e agredir com palavras em um programa de rádio tentando me prejudicar e impedir o exercício de minha profissão”, ressaltou Expedito José acrescentando que “tudo o que foi dito na sessão pelos oradores, pelos colegas, com certeza me fortalece ainda mais para continuar no exercício aguerrido da nossa profissão, no dia a dia da advocacia, que não é uma profissão para covardes”.
“O advogado e a advogada se insurgem não somente contra os abusos dos poderes públicos, mas também tem o dever de fazê-lo contra a insânia ou bravata de quem quer que seja. Onde houver um advogado, uma advogada, cujas prerrogativas tenham sido violadas, tenha sido no exercício da profissão ou em razão dela, a OAB-BA estará presente para lutar o bom combate em sua defesa, solidarizando-se e desagravando os legítimos e as legítimas sentinelas e guardiães do prestígio e respeito institucional da nossa classe”, disse o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, por meio de nota.
Representando a CAAB, o presidente Luiz Coutinho afirmou que tão logo soube da realização do ato fez questão de garantir presença na sessão de desagravo. “A violação de sua prerrogativa é a violação da minha prerrogativa e de todos os advogados e advogadas que fazem parte dessa comunidade. A nossa luta é a luta de cada um dos colegas. Onde houver qualquer tipo de ação contra a advocacia, contra os nossos direitos e do direito de nossos clientes, nós faremos frente da forma como estamos aqui hoje. Juntos e respondendo a todos aqueles que se comportem como esse radialista. Nenhum colega que tenhas suas prerrogativas violadas estará sozinho”.
Prosseguindo, Luiz Coutinho disse que “o presidente Fabrício Castro foi muito feliz. Em um dos seus primeiros atos criou uma Câmara de Prerrogativas, que vem atuando de forma absolutamente célere e intransigente, trazendo essa demanda como resposta imediata ao problema da advocacia. Tenho dito que a nossa arma é a palavra. E o nosso fuzil é a Constituição Federal”.
A presidente da subseção da OAB-BA de Ipiaú, Maria Glória, coordenou os trabalhos e lembrou que também já teve suas prerrogativas violadas no exercício da profissão. “Não época, não contávamos com a Câmara das Prerrogativas, que, de forma muito atuante e rápida, deliberou essa sessão de desagravo ao colega Expedito”.
O advogado Ary Santana, membro efetivo da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, lembrou que hoje existem no Brasil um milhão de 200 mil advogados, que certamente estão solidários com Expedito José e atuantes na defesa do exercício da advocacia.
“Hoje eu me sinto muito mais feliz, porque as nossas prerrogativas são algo de extrema importância para a OAB-BA, que tem voltado suas atenções para a defesa intransigente de nossas prerrogativas. A gestão do nosso presidente Fabrício Castro está de parabéns pela forma como atua em defesa do exercício da advocacia. As são alicerces de sustentação do nosso exercício profissional. E em sua essência elas são as garantias de que o cidadão e a sociedade serão defendidos em seus direitos”, disse Márcio Hudson, presidente da subseção de Jequié.
Texto e fotos: Clécio Max