Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB engajada na campanha Setembro Amarelo

Em mais uma ação solidária e de engajamento social, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) está apoiando a campanha Setembro Amarelo para conscientização sobre a prevenção suicídio. A campanha foi criada em 2015 Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), sendo o 10/09 o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês a fachada da sede da instituição, em Nazaré, ficará iluminada na cor amarelo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. No Brasil, os registros dão conta de uma morte por suicídio a cada 45 minutos. Daí a importância de apoiar essa importante causa e discutir o tema, mesmo sendo ele um assunto delicado.

Os especialistas mostram que é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Eles também alertam que trata-se de um ato que não está distante de nenhum de nós e os dados da OMS confirmam isso.

Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. Portanto, abraçar e divulgar a campanha do Setembro Amarelo é de extrema importância, pois o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Os especialistas mostram ainda que são variadas as causas do suicídio e a maioria das pessoas que se suicidam ou tentam fazê-lo apresentam transtornos mentais. Dentre os principais transtornos analisados destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e a Vital Strategies apontou que o número de pessoas que afirmam ter sido diagnosticadas com depressão subiu de 9,6% antes da pandemia para 13,5% em 2022. Segundo a OMS cerca de 5,8% da população brasileira (um total de 11,5 milhões de casos) sofrem de depressão.

Ainda de acordo com a Organização Mundial da saúde esse índice apresentado no Brasil é o maior da América Latina e o segundo maior nas Américas, com o Brasil ficando atrás apenas dos Estados unidos onde foram registrado 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

ATUAÇÃO DO CVV – O Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação sem fins lucrativos. Caso precise conversar, basta ligar para 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

ACOLHIMENTO DA CAAB – Atenta à saúde mental da advocacia baiana a CAAB disponibiliza atendimento psicológico para os associados, tanto presencial quanto online. A instituição também trabalha para disponibilizar esse serviço por meio de atendimento telepresencial, de forma a colher advogados e advogadas na capital e interior do Estado.