Aprovação de contas da Seccional reforça lisura da gestão financeira da CAAB
As contas da OAB da Bahia foram aprovadas, por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (18), durante sessão na Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB, em Brasília. A Seccional foi a primeira a apresentar as contas de 2022 para apreciação, que incluem também a prestação de contas da CAAB, já aprovadas, sem ressalvas, pelo Conselho Pleno em abril.
O presidente da CAAB, Maurício Leahy, destacou que a aprovação de contas da OAB-BA e, por consequência da Caixa de Assistência, reforçam a lisura da gestão financeira das instituições. “Na CAAB, temos um olhar muito cuidadoso sobre a gestão financeira, para que possamos manter o equilíbrio e agir com responsabilidade. Dessa forma, seguiremos com nossa missão de apoiar e acolher a advocacia baiana com ações, projetos e serviços”, afirmou.
O diretor-tesoureiro da CAAB, Filipe Abreu, afirmou que é uma premissa da gestão tratar com muito rigor as contas da instituição. “Para isso ocorrer de forma responsável, importante citar que temos um processo de controle mensal de gastos, o que é muito importante para manter o nosso equilíbrio financeiro. É um trabalho muito desafiador, mas não mediremos esforços para aumentar as ações da CAAB”.
Aprovação no Conselho Federal
O relator da apreciação das contas da OAB-BA foi o conselheiro federal Jose Augusto Araújo de Noronha, do Paraná, que teve seu voto lido pela conselheira federal Gloria Roberta Herzfeld, de Sergipe. Em seu voto, o relator constatou a regularidade e “a aplicação correta, nas circunstâncias enfrentadas, dos recursos arrecadados” pela OAB da Bahia e destacou a “excelente gestão e organização da prestação de contas”, recomendando sua aprovação.
Submetida a votação pelo presidente da Terceira Câmara, o diretor-tesoureiro da OAB Nacional Leonardo Campos, a prestação de contas da OAB-BA foi aprovada por unanimidade. Leonardo Campos parabenizou pela aprovação a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, e a conselheira federal da OAB, Marilda Sampaio, que representou a Bahia na sessão.
A presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, destacou a aprovação como o resultado de um trabalho sério de defesa e valorização da advocacia que é feito com muita responsabilidade. “Estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para melhorar o dia a dia da advocacia em toda a Bahia”, afirmou.