fbpx

Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB disponibiliza exames para identificação de traço falciforme na Conferência da Advocacia Negra

A CAAB levou serviços para os participantes da Conferência da Advocacia Negra e da Igualdade Racial, realizada na quinta (16/11) e sexta-feira (17/11), no Novotel, em Salvador. Um dos serviços disponibilizados foi o exame para detecção do traço falciforme, doença que tem maior incidência na população negra. Confira nos links abaixo fotos do evento.

Essa é uma das ações que integra o Programa de Atenção à Saúde da Advocacia Negra, desenvolvido pela Caixa de Assistência. A eletroforese de hemoglobina é um exame que tem como objetivo identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados circulantes no sangue. Portanto, um importante aliado no diagnóstico da anemia falciforme.

Na abertura da conferência, a vice-presidente Cléia Costa se manifestou em nome da CAAB. Ela ressaltou o espírito de coletividade que permeia a gestão, e destacou também a atenção dada pela diretoria da Caixa de Assistência a políticas de inclusão e diversidade. “Essa é uma diretoria que mostrou a que veio, formada com paridade e contato com quatro pessoas autodeclaradas negras”, afirmou.

O presidente Maurício Leahy pontuou a importância do evento. “Acompanhamos falas muito firmes e brilhantes de colegas com que temos a honra de compartilhar a mesma quadra histórica. A conferência é um marco histórico na OAB e esperamos poder ser testemunhas de uma Ordem mais diversa e representativa.

A CAAB ainda marcou presença no evento com a participação de Cléia Costa e da diretora Esportes Juliana Camões em painéis temáticos realizados durante a conferência. O diretor de Relações Institucionais, Marcos Bomfim, e a diretora de Convênios, Vanessa Lopes, também prestigiaram a conferência.

Presidência da mesa

A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, fez uma breve declaração de abertura antes de passar a presidência da mesa e da seccional para a secretária-geral Esmeralda Oliveira, que conduz os trabalhos durante os dois dias da conferência. “É importante que esse seja um espaço de construção e de diálogo para que nós possamos avançar. A igualdade só é igualdade se for para todos e ainda temos muitos desafios a enfrentar”, afirmou.

Ao assumir a liderança dos trabalhos, Esmeralda Oliveira falou sobre a relevância da advocacia negra da seccional. “A advocacia negra da Bahia é motivo de orgulho e protagonismo dentro do sistema OAB, pois trilha unida, fortalecida e consciente de seu papel no exercício da advocacia, evocando, de forma incansável, as discussões de gênero e raça como forma de mobilização. Essa conferência é uma grande vitória para a advocacia negra”, discursou.

Antes da palestra de abertura, integrantes da advocacia negra da OAB da Bahia, responsáveis pela concepção e organização da conferência, fizeram suas falas: o presidente da Comissão da Advocacia Negra da OAB-BA, Jonata Wiliam Silva; a presidente de Comissão de Igualdade Racial da OAB-BA, Camila Carneiro; a presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-BA, Maíra Vida; e a coordenadora de diversidade da OAB-BA, Renata Deiró.

Compuseram a mesa alta todos os membros da diretoria da OAB da Bahia, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representando o governador, Jerônimo Rodrigues; a secretária de promoção da igualdade racial da Bahia, Angela Guimarães; a corregedora Aline Solano; a secretária municipal de políticas para mulheres, Fernanda Lordelo; o presidente do TRT5, desembargador Jéferson Muricy; a ouvidora adjunta da DPE-BA, Rutian Pataxó; o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha; a mãe da ex-vereadora Marielle Franco, Marinete da Silva; a conselheira seccional da OAB-SE, Ana Emanuele Zuzart; a secretária-geral adjunta da OAB-SE, Clara Ferreira e o presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB-SE, Carlos Zuzart.

https://abrir.link/O0Bzb

https://abrir.link/KwUN7

https://abrir.link/jgTEu

https://abrir.link/PJuGR

https://abrir.link/u2Z6E