A campanha de doação de sangue promovida pela CAAB foi um sucesso!

Luiz Coutinho e Maurício Leahy
Chegou ao fim nesta sexta-feira (11/08) a primeira campanha de doação de sangue criada pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), em parceria com a Fundação Hemoba, como objetivo de incentivar a classe a doar sangue para repor os estoques do hemocentro e também realizar o cadastro de medula óssea. A coleta, que vem sendo feita desde quarta-feira por uma unidade móvel, na entrada principal do Salvador Shopping, também parceiro da Caixa de Assistência nessa importante iniciativa, se encerra às 17h.
Durante o mês de agosto, quando se comemora o Dia da Advocacia (11/08), a CAAB realizou uma série de ações voltadas para a classe, em áreas como saúde, educação, lazer, esporte e entretenimento. “Este ano, por entender a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Hemoba, que luta 365 dias do ano para manter o nível de seus estoques de sangue, a CAAB decidiu convocar advogados, advogadas, estagiários e dependentes para uma ação solidária com a doação de sangue e cadastro de medula óssea”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, um dos incentivadores da doação de sangue.
“Como nosso povo não tem em sua cultura o hábito de doações voluntárias, o que ocorre em muitas nações mais desenvolvidas, campanhas como essa que a CAAB fez em parceria com a Hemoba e o Salvador Shopping acabam tendo um papel muito importante, além de educadora”, afirmou o diretor-tesoureiro Maurício Leahy, outro incentivador da doação de sangue.

Mariana Souza
“Uma campanha de fundamental importância. Achei muito legal a CAAB estar nessa parceria com a Hemoba, numa causa tão nobre. O bom é que o Hemóvel fica aqui no Salvador Shopping e essa facilidade ajuda muita gente que tem vontade de doar sangue. Essa praticidade facilita a doação”, disse a estudante de direito Mariana Souza Ferreira, que já é doadora.

Jéssica Pinheiro
Doadora pela primeira vez, a estudante de direito Jéssica Soares Pinheiro lembra da solidariedade quando perguntada por que ser uma doadora. “Sou estagiária no escritório do presidente da OAB-BA, doutor Luiz Viana. Dia desses o pessoal do escritório viveu o drama de ter um amigo precisando com urgência de sangue. Descobrimos a importância de ser um doador, de ajudar a salvar vidas. O presidente nos incentivou a participar dessa campanha, até porque a solidariedade é a maior qualidade do ser humano”, ressaltou Jéssica Pinheiro.

Danilo Miranda
“Muito legal participar dessa campanha solidária da CAAB e OAB-BA. Já sou doador e acho que, além de uma atitude bastante social, as instituições acertam porque tem muita gente precisando de sangue e não podemos esquecer nunca das dificuldades da Hemoba para manter os estoques de sangue que salvam vidas”, afirmou o estudante de direito Danilo Miranda, lembrando que devemos ajudar fazendo doações de sangue. “Ninguém sabe o dia de amanhã. Podemos estar precisando de sangue, da ajuda de doadores”.
Para Leilane Costa Santana, que compareceu ao Salvador Shopping e participou da campanha da CAAB, o importante é ajudar a quem precisa de saúde, muitas vezes para sobreviver. “Quem doa sangue ajuda a salvar vidas”.
“Ajudar a salvar uma vida é coisa muito importante. Por isso, resolvi ser doadora e estou aqui pela primeira vez. Tinha receio, mas foi muito tranquilo. Não doi nada, vou convidar os amigos”, afirmou Carla Cardoso de Magalhães Silveira, aplaudindo a iniciativa da CAAB.
Com pensamento parecido estava Everson Saraiva, que participou da campanha da CAAB e fez doação pela primeira vez. “Essa é a primeira vez que faço uma doação de sangue e foi tudo muito tranquilo, principalmente por conta do profissionalismo da equipe da Hemoba. Me senti bastante tranquilo, seguro e com sentimento de ajuda ao próximo. Acho que outras entidades e associações de classe deveriam ter a mesma iniciativa que teve a CAAB”.

Ilana Santana
Ilana Bastos Santana, estudante de Relações Internacionais, também participou da ação solidária da Caixa de Assistência. “Primeira vez que fiz doação. Sempre tive vontade de doar e não tinha a iniciativa. Não doi, foi tranquilo, a estrutura da Hemoba é muito boa. As pessoas deveriam tomar essa mesma iniciativa que tomei, vale muito a pena”.

Eduardo Soares
Fazendo doação pela terceira vez, o marítimo Eduardo Soares também parabeniza a iniciativa da CAAB. “Sangue é vida. Portanto, nada mais importante do que ajudar uma pessoa que, de repente, está precisando de sangue para que tenha a chance de continuar vivendo”

Sônia Maria
Sônia Maria Rocha Viana, técnica de enfermagem, também compareceu ao Salvador Shopping e fez doação pela segunda vez. “Acho muito importante doar porque você pode ajudar a salvar vidas. Muitas vezes a doação que você faz ajuda a salvar vidas de crianças, isso me sensibiliza muito”, afirmou destacando a estrutura da Hemoba e o profissionalismo dos servidores da Fundação.

Quecy Pimenta
A nutricionista Quecy Pimenta encontra no slogan da Hemoba uma explicação para se fazer doação: ‘doe sangue, doe vida’. Prosseguindo ela afirma que “sempre quis doar mas tinha um peso que era abaixo do exigido. Agora, resolvido esse problema, decidi doar”

Marcelo Nery Brito
Com bom humor, o bombeiro civil Marcelo Nery Brito chegou ao Hemóvel para fazer sua doação. “O importante e estar sempre ajudado o próximo, sem saber a quem. Temos que fazer isso e conscientizar as pessoas para a importância desse ato. Falo isso para os meus amigos, divulgo em minhas redes sociais chamado os amigos para doarem sangue”.

Fausto Barreto
“Essa é a segunda vez que faço uma doação. Ajudar o próximo nunca é demais. Principalmente diante da segurança que a estrutura e servidores da Hemoba nos passam quando chegamos para uma doação”, disse o administrador Fausto Barreto