CAAB lança Dia D Vacinação 2021 contra gripe Influenza (Encerrado)
Repetindo a importante ação realizada no ano passado, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) lança o Dia D de Vacinação 2021 contra a gripe influenza. A imunização vai ser realizada em Salvador e nas 36 subseções da OAB-BA no dia 21 de abril. Com a campanha a CAAB objetiva proteger a saúde de advogados e advogadas. O primeiro passo para os interessados garantirem a imunização é fazer o cadastro requerendo a vacina, que será aplicada no local escolhido.
ENCERRADO!
Consulte campanhas atuais da CAAB na PÁGINA INICIAL
A gripe influenza é uma infecção viral respiratória que pode acometer todas as faixas etárias. A vacina é extremamente importante para prevenir todos os tipos de influenza, inclusive a gripe H1N1. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, médicos especialistas recomendam que as pessoas devem priorizar a vacina contra a Covid-19, mas não podem deixar de tomar a vacina contra a gripe.
Para o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a campanha é mais uma ação de acolhimento da classe que a Caixa de Assistência coloca em prática. “Mesmo diante das dificuldades de várias naturezas, inclusive orçamentária, nossa diretoria decidiu investir na aquisição das doses da vacina para garantir a imunização de advogados e advogadas, levando proteção aos colegas”, ressaltou.
“Todo ano é importante vacinar contra a gripe. Este ano é mais importante ainda. As doenças podem ser parecidas, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico. Outro motivo para se vacinar contra a gripe é evitar casos mais graves, uma vez que os serviços públicos hospitalares já estão superlotados para o tratamento do novo coronavírus. A pressão e risco são maiores neste momento”, completa epidemiologista José Geraldo Ribeiro.
O médico ressalta ainda que as pessoas podem tomar as duas vacinas, mas não ao mesmo tempo, conforme determina o Ministério da Saúde. O epidemiologista orienta que, se a pessoa recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, pode tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses. Entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca/Oxford há um prazo de até três meses.
Segundo ele, o intervalo recomendado para tomar a vacina da gripe após ser imunizado contra Covid19, de 14 dias. Se a pessoa tomou a Coronavac, a orientação é que só tome a vacina da gripe depois da segunda dose. No caso da Coronavac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é de 14 a 28 dias.
De acordo com o Ministério da Saúde ainda estão sendo realizados estudos de coadministração das vacinas contra Covid-19 com outras vacinas. Por conta disso, a pasta recomenda que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre essas vacinas. Essas informações serão repassadas aos profissionais de saúde para ficarem atentos durante a aplicação de vacinas e o ministério irá orientar a população.
Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso em relação ao Coronavírus. A vacinação também facilita a diferenciação entre a gripe e a Covid-19, a doença desencadeada pelo coronavírus.
LOCAIS DE VACINAÇÃO – Em Salvador, a CAAB vai montar postos de vacinação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Centro Administrativa da Bahia, no espaço da Rua da Graça/Largo da Vitória, onde ocorre a Feira da Fraternidade, e no Clube dos Advogados, em Praia do Flamengo. Serão seguidos todos os protocolos de segurança e a vacinação será no sistema drive-thru, para que os associados não precisem descer do carro. Este ano, não haverá posto de vacinação na sede da Caixa de Assistência, em Nazaré. Mais informações procure a CAAB.
Clique aqui e faça seu cadastro.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Posso tomar a vacina contra a covid-19 e contra H1N1 ao mesmo tempo?
Não. Os especialistas ressaltam que as pessoas podem tomar as duas vacinas, mas não ao mesmo tempo, conforme determina o Ministério da Saúde. A orientação é que, se a pessoa recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, pode tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses. Entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca/Oxford há um prazo de até três meses.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, posso deixar de tomar a vacina contra o H1N1?
Os médicos especialistas recomendam que as pessoas devem priorizar a vacina contra a Covid-19, mas não podem deixar de tomar a vacina contra a gripe
Se eu tomar a vacina, posso pegar gripe?
Sim, porém as chances são bem menores. Além disso, os sintomas causados costumam ser bem mais leves.
Quem não pode tomar a vacina da gripe?
A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
É necessário período de duas semanas para a vacina fazer efeito e a pessoa vacinada começar a produzir os anticorpos que protegem contra a gripe.
Quem está com febre, pode tomar a vacina da gripe?
Para pessoas que estejam com febre no dia da aplicação, recomenda-se aguardara febre ceder para receber a vacina.
A vacina da gripe pode dar febre em bebê?
Sim, um dos eventos adversos comuns da vacina da gripe é a febre.
É verdade que a vacina da gripe pode causar gripe?
É mito. A vacina da gripe é composta por vírus inativado, ou seja, incapaz de causar a doença.
Gestantes podem tomar a vacina da gripe?
Sim. Gestantes são consideradas do grupo de risco e devem se imunizar.
Se eu não tomar a vacina da gripe em um ano, preciso tomar duas doses no ano seguinte?
Não. A imunização é feita anualmente em dose única. Caso tenha deixado de tomar em determinado ano, deverá aguardar o ano seguinte e se imunizar.
A vacina contra a gripe previne o Coronavírus?
Não. A vacina da gripe não confere proteção contra nenhum tipo de Coronavírus. Ainda assim, é extremamente importante para prevenir infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza.
Preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?
Sim. O vírus da gripe é mutável, ou seja, muda periodicamente. Por conta disso, a composição das vacinas também é reformulada, sendo necessária uma nova aplicação todo ano.
Se eu não for grupo de risco, preciso tomar a vacina da gripe?
Sim! Embora a gripe possa ser muito grave em grupos de risco, todas as pessoas acima de 6 meses de vida devem se vacinar anualmente.
Quanto tempo dura a campanha de vacina da gripe?
Geralmente a campanha de vacinação dura entre 2 e 3 meses. O ideal é se vacinar assim que a vacina ficar disponível para já se manter protegido.
SINTOMAS DA INFLUENZA – O vírus Influenza é responsável por causar sintomas como:
- febre alta;
- cefaleia;
- dor muscular;
- tosse seca;
- entre outros.
Esses sintomas podem perdurar por vários dias ou até semanas. O quadro da doença pode se tornar grave caso atinja pessoas com idade avançada ou que convivem com doenças crônicas.
Fontes: Ministério da Saúde, SBI Perguntas e respostas sobre a vacina da gripe. Disponível em: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Fiocruz.