Maurício Leahy dá boas-vindas à jovem advocacia em solenidades de entrega de Carteira da Ordem
Durante solenidades de entrega de Carteira da Ordem, realizadas nesta quinta-feira (24/02), no auditório da OAB da Bahia, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, deu boas-vindas aos novos advogados e advogadas e os presentou com o primeiro token. Também convidou os novos colegas a conhecerem e usarem os auxílios, serviços e benefícios que a CAAB oferece na capital e interior do Estado. As cerimônias foram conduzidas pela presidente da OAB-BA, Daniela Borges. Confira a galeria de fotos das solenidades das 16h e das 17h30.
Além do presente, que faz parte do programa ‘Meu 1º Token’, com o qual a Caixa de Assistência doa o token à jovem advocacia e garante um desconto diferenciado na certificação digital, Maurício Leahy falou dos atendimentos na área da saúde oferecidos na sede da instituição, no bairro de Nazaré, e também dos serviços disponibilizados nas duas unidades do Centro de Serviços da Advocacia, que funcionam no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e no oitavo andar do Edifício Big, na Praça da Inglaterra, no Comércio.
“Especialmente para vocês que estão iniciando na carreira e ainda não dispõem de escritório próprio o Centro de Serviços da Advocacia, decorrente do programa ‘Meu Escritório’ é um equipamento muito importante uma vez que oferece salas de reunião, escritórios individualizados, salas de convivência, espaço com 58 computadores ligados à internet, espaço de leitura, recepção, um auditório e sala de sustentação oral”, pontuou o presidente lembrando ainda do programa ADVantagens CAAB, com o qual os associados desfrutam de descontos exclusivos em mais de 2.500 parceiros em diversos segmentos como escolas, farmácias, restaurantes, concessionárias de veículos, hotéis e agências de viagens dentre outros.
Em sua saudação aos que estão iniciando na profissão, Maurício Leahy lembrou que esse é um momento histórico pois iriam receber a carteira de advogado e advogada das mãos da primeira presidente da OAB-BA nos 90 anos de existência da instituição. “E não estamos falando apenas da presidente Daniela Borges, estamos falando também da vice-presidente Christiane Gurgel e da secretária-geral Esmeralda de Oliveira. Forte representação feminina dentro de nossa casa, que mostra para todo mundo como nós valorizamos as diferenças e como damos importância à paridade de gênero, paridade de raça e também à questão da jovem advocacia e dos advogados e advogadas da capital e do interior do Estado”.
“Me emocionam sempre as solenidades de entrega de Carteira da Ordem e lembro que recebi a minha há 26 anos. É um momento especial, que fica marcado. Mas, queria poder dizer para vocês que está tudo lindo na advocacia e que ela não passa por perrengues e dificuldades. Porém, se fizesse isso, não estaria sendo verdadeiro. Por isso, quero aqui lembrar que vocês vão precisar de muita coragem para enfrentar os desafios da profissão. O Judiciário baiano precisa melhorar, e muito, para ficar perto de ficar bom. Mesmo assim, enquanto advogados e advogadas temos que continuar trabalhando para defender, intransigentemente, os direitos de nossos clientes e os direitos da sociedade. Defender o estado democrático de direito…”.
Prosseguindo, Maurício Leahy lembrou o poeta Ariano Suassuna que dizia que é melhor ser um realista esperançoso do que um otimista que é um bobo ou um pessimista que um chato. “E eu sou esse, um realista esperançoso. Porque tenho esperança que essa gestão da OAB-BA conseguirá fazer muito pela advocacia baiana. E acho que nós temos que voltar a sentir orgulho de ser advogado, advogada. Temos que ressignificar a advocacia. Temos que bater no peito e ter a sensação de que podemos sim sobreviver com a nossa profissão. Espero, assim, que essa esperança também brote no coração de vocês por dias melhores para a advocacia baiana”.
Finalizando, o presidente da CAAB lembrou de duas importantes palavras: a técnica e a ética. “A técnica é o que se espera de nós, que estejamos sempre estudando e atualizados. Que sejamos capazes de atender os nossos clientes. E a ética é o que se impõe se você quiser alcançar o sucesso na profissão. E digo a vocês que não existe uma fórmula para alcançar o sucesso. Existem sim, vários caminhos que podem levar vocês a alcançarem o sucesso. Mas digo também que o sucesso só existe se vocês tiver coragem para enfrentar o dia a dia, vocação para o trabalho que estão exercendo e, especialmente, se vocês tiverem satisfação, prazer e alegria com o trabalho que estão fazendo. Viver da advocacia não é fácil, mas é muito bom. Boa sorte a todos vocês”.