TRE garante que biometria será retomada em março na CAAB
Com o objetivo de atender os profissioanis da advocacia que ainda não conseguiram se regularizar junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para votar nas eleições de 2018, a CAAB conseguiu garantir que o recadastramento biométrico seja mantido na Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA). A estrutura será disponibilizada para atendimento assim que forem definidos os novos calendários pelo TRE-BA.
Em visita ao desembargador e presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, e o diretor-tesoureiro, Maurício Leahy, agradeceram pela importante parceria e apresentaram um relatório do serviço realizado pela Caixa de Assistência, que recadastrou mais de 5.000 pessoas tanto na capital quanto no interior do Estado.
O encontro ocorreu na quinta-feira (01/02), na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e também estiveram presentes o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Godinho; o conselheiro seccional da OAB-BA Marcos Santana, o presidente da subseção da OAB-BA de Feira de Santana, Marcus Carvalhal, e advogado Márcio Duarte.
Segundo do desembargador, foi uma dura tarefa a de promover o recadastramento biométrico na capital baiana, uma vez que, apesar de ter sido iniciado em 2016, muitos dos eleitores ignoraram o chamamento do Tribunal e só perto do fim do prazo buscaram cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral. “Isso complicou muito o cumprimento das metas que estabelecemos no início do recadastramento”, disse José Edivaldo Rocha Rotondano.
Durante a conversa, Luiz Coutinho agradeceu o apoio que recebeu do TRE-BA no momento em que decidiu viabilizar o recadastramento da classe em Salvador e cidades do interior baiano, como Feira de Santana e Barreiras. “Fizemos uma primeira etapa em setembro de 2017, quando conseguimos atingir as metas pré-estabelecidas. Em seguida, optamos por mais uma rodada de trabalho e realizamos a biometria em janeiro, com ainda mais sucesso”.
“A CAAB, juntamente com seus colaboradores, arregaçou as mangas nessa missão cidadã, que viabilizou o recadastramento biométrico para advogados e advogadas. Cumprimos, mais uma vez, nossa filosofia de facilitar o dia a dia da classe com esse serviço de grande importância”, disse Luiz Coutinho, que lembrou ao desembargador que a Caixa de Assistência chegou a realizar o #CorujãoDaBiometria, quando sua sede funcionou, ininterruptamente, por 72h (de sexta a segunda-feira), atendendo a todos os que fizeram o agendamento como fora sugerido.
Ao fim do encontro, o presidente Luiz Coutinho agradeceu a confiança do desembargador em acreditar no potencial da CAAB para realizar a tarefa a que se dispôs, e reforçou que a Caixa de Assistência continuará ao lado do TRE-BA sempre que se faça necessário, como ocorreu agora com o recadastramento biométrico.