Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Marcos Melo lança ‘Elas e o Cárcere – Um Estudo Sobre o Encarceramento Feminino’ no ADVcultural da CAAB

DESTAQUE
Com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), através do programa ADVcultural CAAB, o advogado criminalista Marcos Melo lançou, nesta quinta-feira (20/09) na sede da instituição, no bairro de Nazaré, em Salvador, o seu mais novo livro: ‘Elas e o Cárcere – Um Estudo Sobre o Encarceramento Feminino’. Advogados, advogadas, estudantes de direitos e amigos do autor estiveram no concorrido evento.
A obra, segundo Marcos Melo, propõe uma reflexão crítica sobre a criminalidade e o sistema penitenciário feminino. O autor alerta ainda sobre os fatores que desencadearam a crise existente no atual cenário prisional, deixando claro a possibilidade de reversão. Ele conta ainda que o livro é fruto de sua peregrinação profissional, nas inspeções aos presídios da Bahia, como presidente da comissão de inspeção
“Com apoio total da OAB-BA, verificamos in loco as mazelas das prisões, principalmente femininas. O que vi me estimulou a realizar uma pesquisa e torná-la pública através desse livro”, disse o criminalista, ressaltando que no cárcere, as mulheres sofrem muito mais do que os homens e isso em todos os aspectos.
SOBRE O AUTOR – Nascido em Limoeiro, no estado de Pernambuco, e radicado em Salvador desde 1973, Marcos Luiz Alves de Melo formou-se pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi defensor público e diretor geral do Departamento de Assuntos Penais, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), 1988-1990. Tem especialização em Docência Universitária pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde atualmente leciona Direito Penal. É também membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e Presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA.