Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB profere palestra durante encontro da advocacia criminal em Eunápolis

08 ITAB
‘Tribunal do Júri’ foi o tema da palestra proferida pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, no I Encontro da Advocacia Criminal realizado na subseção da OAB-BA de Eunápolis, no extremo-sul baiano, no dia 21/09. Outro palestrante foi o advogado Fernando Santos, que abordou o tema: ‘Advocacia Criminal: a última trincheira da liberdade em tempos de crise’. Para promover o evento a subseção contou com o apoio do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados (CJA) e da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Com mais de 20 anos de atuação no direito criminal, boa parte dele no Tribunal do Júri, Luiz Coutinho falou sobre sua trajetória profissional e compartilhou experiências com os novos advogados. Ele destacou também a importância da educação continuada para a solidificação do aprendizado do profissional do direito, ressaltando que é preciso se investir nessa formação. O palestrante também abordou questões como as alterações legislativas e de entendimento jurisprudencial, numa palestra que agradou a todos por conta do que foi proposto e debatido.
“O encontro teve uma avaliação positiva e objetiva por parte dos colegas advogados, principalmente porque foram abordados temas interessantes que nos conduziram a uma reflexão dentro da advocacia criminal contemporânea. Tivemos foco nas observâncias das garantias constitucionais e no atual momento punitivista”, disse o presidente da subseção de Eunápolis, Alex Ornelas, destacando os enfoques feitos por Luiz Coutinho em sua palestra, que foi bastante comentada.
O delegado da CAAB no município, Clériston do Carmo, também elogiou a atuação dos palestrantes e a organização do evento. “As duas oportunas palestras demonstram, de forma brilhante, os percalços que vem enfrentando a advocacia criminal. Luiz Coutinho e Fernando Santos mostraram, de forma cristalina, que a OAB vem combatendo de forma incessante as violações de prerrogativas, deixando claro que a advocacia é a única profissão elencada em nossa constituição em seu artigo 133, que garante que sem advocacia na há Justiça”.
“Um evento fantástico, muito esclarecedor e extremamente adequado para o momento que estamos vivendo”, falou o advogado Leonardo Maia, que também esteve no encontro. Para ele, foi também uma boa oportunidade para trazer alguns advogados para essa realidade. “Eventos como esse mostram que as gestões da CAAB, da subseção de Eunápolis, da ESA e da OAB-BA estão comprometidas com a qualificação profissional e a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho. Sem esquecer, é claro, daquele advogado intermediário, que saiu da jovem advocacia, mas precisa de forma continua se reciclar para se manter nesse disputado mercado”, ressaltou agradecendo o apoio da CAAB na pessoa do presidente e amigo Luiz Coutinho, além do palestrante Fernando Santos.