Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Maurício Leahy é empossado presidente da CAAB para o triênio 2022-2024

O advogado Maurício Leahy foi empossado como novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) para o triênio 2022-2024. A posse aconteceu em cerimônia realizada na noite deste sábado (1º), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB-BA). A nova diretoria da seccional, que será presidida pela advogada Daniela Borges, foi empossada na mesma cerimônia.

Maurício Leahy sucede o advogado Luiz Coutinho, que presidiu a CAAB nas últimas duas gestões, e, neste triênio, vai atuar no Conselho Federal. Em seu discurso de posse, Maurício reforçou o momento histórico vivido pelas instituições, após a primeira eleição com paridade de gênero e cotas raciais. “Estamos diante da primeira mulher eleita presidente da OAB da Bahia em 90 anos. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, escrita com letras de ouro e de muito significado e relevância para a advocacia”, afirmou.

Ele lembrou que, apesar de obrigatória somente nestas eleições, a OAB-BA já colocava em prática a política de paridade de gênero. “Como muito bem pontuou a própria Daniela Borges em diversas manifestações públicas, essa é uma luta em que o protagonismo é das mulheres, mas na qual os homens precisam ser aliados, o que não poderia ser diferente”.

Maurício falou ainda sobre os desafios que vêm pela frente, sobretudo com relação aos serviços oferecidos pela CAAB. “Acima de tudo, precisamos humanizar ainda mais o atendimento aos nossos advogados e advogadas. Precisamos servir aos nossos colegas em situações especiais com foco e ênfase no cuidado individual extremo, entendendo as demandas, criando condições melhores de atuação no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades, cuidando e dando oportunidade para que as causas raízes dos problemas sejam, de fato, resolvidas”, destacou.

O novo presidente da CAAB se comprometeu em ampliar ainda mais os serviços para a advocacia, tanto da capital quanto do interior. Ele fez ainda uma referência ao agora ex-presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, exaltando as duas gestões do advogado à frente da instituição. “Tenho o enorme desafio de suceder a Luiz Coutinho, aquele que considero o maior Presidente que a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia já teve em seus 75 anos de história, em que pese o respeito e admiração que nutro por todos os demais presidentes que o antecederam”.

Maurício Leahy lembrou também que teve uma passagem pela CAAB na primeira gestão de Coutinho (2016-2018), no cargo de diretor-tesoureiro. “É sob a gestão de Daniela Borges que tenho a imensa satisfação de retornar à Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, agora na condição de presidente. Tenho certeza que no próximo triênio a OAB e a CAAB seguirão caminhando lado a lado, cada qual com seu propósito, mas mantendo a linha comum de atender aos anseios da advocacia baiana”.

Ele também destacou o papel da nova presidente da OAB da Bahia e toda a nova diretoria empossada neste sábado. “Estou certo de que Daniela, ao lado de toda a sua diretoria, reúne todas as condições de liderar a OAB para todos os enfrentamentos necessários, conduzindo a advocacia baiana nos próximos anos pelo caminho de um novo tempo para todos nós”.

Maurício também ressaltou a gestão de Fabrício Castro no último triênio, sobretudo nos desafios enfrentados pela OAB na pandemia. “Era a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa, apesar de todos os sacrifícios pessoais enfrentados. Com sua firmeza de princípios, com os seus valores éticos e morais, com a sua forma prática, resolutiva e sensata de atuar, com a sua incansável e inabalável característica de construir caminhos através do diálogo, conseguimos atravessar os momentos mais tormentosos, sempre visando entregar o melhor possível à advocacia baiana”.

O novo presidente fez também uma referência ao ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que vai atuar por mais um triênio no Conselho Federal. “Luiz deixou uma marca indelével na OAB da Bahia em suas duas gestões; teve uma participação efetiva nas conquistas e nos trabalhos desenvolvidos no Conselho Federal, e sei que ainda tem muito a contribuir com a luta de fortalecimento e valorização da nossa profissão”.

Trajetória

Formado pela Universidade Católica do Salvador, Maurício Leahy advoga há 25 anos na área de direito empresarial. Na atual gestão da OAB-BA, presidida por Fabrício Castro, ele ocupa o cargo de secretário-geral adjunto da instituição. Leahy já teve uma passagem pela CAAB, na primeira gestão de Luiz Coutinho à frente do órgão (2016-2018), quando foi diretor-tesoureiro.

Novo tempo

Durante a cerimônia de posse, foram ressaltadas as realizações das últimas gestões da OAB da Bahia, que incluíram dois mandatos sob as lideranças dos atuais conselheiros federais, Luiz Viana (2013-2015; 2016-2018) e Fabrício Castro (2019-2021). Nesse contexto, as diretorias empossadas da seccional e da Caixa de Assistência indicam também o início de um novo tempo para as instituições.

Daniela Borges destacou o dia histórico ao se tornar a primeira mulher a presidir a OAB da Bahia em 90 anos. “Sei que não estou aqui por mim. Represento a história de muitas mulheres advogadas. Temos um novo tempo que traz mais representatividade na OAB da Bahia, com as mulheres ocupando cargos de liderança não apenas como ‘símbolo’, mas tendo participação efetiva nas mudanças e no trabalho pela advocacia baiana”, afirmou Daniela, que tem como vice-presidente a advogada Christianne Gurgel.

É a primeira vez também que a OAB da Bahia conta com duas mulheres nos cargos da linha de frente da instituição, o que o ex-presidente, Fabrício Castro, considera uma “mudança de chave” na seccional. “Tenho certeza que essa diretoria fará uma gestão disruptiva, pois temos uma composição que representa, de fato, a união pela advocacia, com todos os segmentos representados na gestão”, apontou.

Ao final da cerimônia, foi realizado o descerramento da foto de Fabrício Castro, que agora passa a compor a galeria de ex-presidentes da OAB da Bahia.

Confira as diretorias que assumem a OAB e a CAAB para o triênio 2022-2024

OAB

Presidente: Daniela Borges

Vice-presidente: Christianne Gurgel

Secretária-geral: Esmeralda Oliveira

Secretário-geral adjunto: Ubirajara Ávila

Tesoureiro: Hermes Hilarião

Conselho Federal

Fabrício Castro

Luiz Coutinho

Luiz Viana

Mariana Oliveira

Marilda Miranda

Silvia Cerqueira

CAAB

Presidente: Maurício Leahy

Vice-presidente: Cléia Costa

Secretária-geral: Ilana Campos

Secretário-adjunto: Rene Viana

Tesoureiro: Filipe Reis Abreu

Suplente: Vanessa Lopes

Suplente: Marcos Bomfim

Suplente: Juliana Camões