Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Cléia Costa representa a CAAB em solenidade que a OAB-BA homenageia Cosme de Farias

Nesta quarta-feira (16/03) a OAB da Bahia realizou uma solenidade histórica na qual homenageou, por meio da Comissão de Direitos Humanos da seccional, o advogado dos excluídos Cosme de Farias. Na cerimônia, conduzida pela presidente da OAB-BA, Daniela Borges, também ocorreu a entrega de Carteiras da Ordem, com destaque para Creuza Maria Carqueja, neta do homenageado, que recebeu a carteira simbólica do avô. A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Cléia Costa, representou a instituição e destacou a importância do reconhecimento da OAB-BA pela trajetória de vida de um ser humano mais que especial que foi Cosme de Farias.

“Como não lembrar e homenagear sempre um homem que dedicou sua a vida a prestar serviços, a defender, não só na esfera do direito, acompanhando o júri, a vida de pessoas menos favorecidas que não tinham oportunidades de acesso à educação, ao direito e à Justiça”, disse Cléia Costa ressaltando que Cosme de Farias fez isso com um traço especial que foi a sua capacidade e estratégia de resolver problemas e produzir resultados para a vida das outras pessoas. Atuando como um rábula que se destacou na área do direito e do jornalismo, mesmo só tendo o ensino fundamental.

Ainda na avaliação de Cléia Costa, a OAB-BA acerta quando decide fazer essa homenagem a Cosme de Farias, destacando uma característica que deve ser essencial a todos os advogados e advogadas que resolvem atuar na defesa das pessoas, do cidadão, que é servir às pessoas. “Nossa presidente Daniela Borges foi preciosa em fazer essa conexão com um chamado para os novos e novas colegas, na solenidade que também realizou entrega de Carteira da Ordem, para o desenvolvimento de suas atividades. E a presença da neta de Cosme de Farias no evento destacou a importância dele na defesa dos direitos humanos e no combate às injustiças”, pontuou.

Daniela Borges e Creuza Carqueja

Daniela Borges classificou como memorável a solenidade. Ela lembrou que ninguém constrói um futuro sólido sem honrar a própria história. “Resgatar a história de Cosme de Farias é resgatar a história da Bahia, de homens e mulheres que há tantos anos vêm construindo caminhos que nos trouxeram até aqui. É também uma forma de honrar a história da advocacia, essa profissão que nasce do instinto humano de defesa e é uma honra para a OAB da Bahia ter Cosme de Farias nos quadros da nossa instituição”, destacou Daniela.

 

Creuza Maria Carqueja, neta de Cosme de farias, muito emocionada, disse que essa é a primeira vez que as autoridades baianas reconhecem seu avô como o homem que ele foi. “Honrem essa carteira e tentem fazer na vida de vocês um pouco do que Cosme de Farias fez na dele. Sejam honestos com vocês mesmos, com a Justiça e seus clientes, porque eles dependem de vocês”, aconselhou aos jovens advogados e advogadas.

A solenidade contou ainda com presenças da secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues, da jornalista e representante da ABI Mônica Celestino, de Maristela Santos, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, da diretora da ESA, Cínzia Barreto e dos conselheiros seccionais Marcos Melo, Marcus Rodrigues e Luís Vinícius de Aragão dentre advogados e advogadas.