Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Mulheres marcam presença na 4ª Copa CAAB de Futebol apitando jogos da competição

A 4ª Copa Estadual de Futebol CAAB também traz novidades nesse novo tempo da advocacia baiana, inovando e investindo na paridade de gênero quando o assunto é mulheres atuando como árbitras nos gramados. Nos jogos da fase de classificação realizados nas subseções da OAB-BA de Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas, pelos grupos C e D, elas mostraram não só competência como conhecimento e capacidade para comandar as partidas.

Filiada à Associação de Árbitros de Teixeira de Feitas (AATF), a árbitra Drielle Ferraz Gomes comandou jogos pelo Grupo D. “Eu sempre convivi no meio masculino dando aula de futebol e isso me ajudou muito no relacionamento com os jogadores. Nunca fui discriminada por eles, até porque procuro fazer o meu trabalho de forma correta e me imponho”, ressaltou.

Casada, mas sem filhos, Drielle Gomes disse ter ficado feliz com o convite para apitar jogos da Copa CAAB. “Quando a Caixa de Assistência abre essa oportunidade ajuda bastante a romper barreiras e a mostrar que somos mulheres capazes de apitar jogos de futebol. A CAAB está de parabéns em promover essa igualdade de gênero”.

Nos jogos do Grupo C, Elenalva Ribeiro também apitou partidas. Ligada à Liga Desportiva de Senhor do Bonfim, ela é casada e mãe de dois filhos (Agnaldo Júnior, de 21 anos, e Manuela Figueiredo, 19 anos). Atuando como juíza de futebol desde 2006, ela conta que já sofreu discriminação justamente pelo fato de ser uma mulher. “Mas isso está mudando nos últimos anos, até porque somos mulheres mas sabemos nos impor em campo”, comenta ressaltando a importância do papel da CAAB. “Fiquei muito contente com o convite e com a recepção da doutora Juliana Camões”.

Filiado à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e atuando em Senhor do Bonfim, o analista de tecnologia da informação árbitro Kléber Rios, de 45 anos e atuando como juiz de futebol há 15 anos, disse que é muito importante para as mulheres serem convidadas a apitar jogos de uma competição tão importante como a Copa CAAB. “A participação feminina na arbitragem de futebol vem crescendo em todo o país e também na Bahia. Elas levam elegância com responsabilidade para os gramados, mostrando que são tão capazes quanto os homens. Quando a CAAB abre esse espaço para as mulheres fortalece o trabalho delas”.

A diretora de esportes da Caixa de Assistência, Juliana Camões, destaca a inovação da atual edição da Copa CAAB, que passou a contar com mulheres apitando os jogos ou atuando com auxiliar de linha ou mesária. “Uma inovação importante, porque valoriza o trabalhos das árbitras e traz para o esporte a paridade de gênero”, comentou lembrando que também existe a participação feminina torcendo pelos times.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, reitera o compromisso da entidade na luta por mais igualdade, não apenas no campo institucional, mas em todas as instâncias da sociedade, reafirmando a máxima de que ‘lugar de mulher é onde a mulher quiser estar’. “É muito bom podermos contar com o trabalho competente das árbitras que apitaram jogos durante a Copa CAAB. Nossa gestão defende, de forma intransigente, a pauta da equidade de gênero. Entendemos que essa é uma luta protagonizada pelas mulheres, mas os homens precisam ser aliados”, ressaltou.

Maurício lembrou que, na CAAB, há também paridade de gênero na diretoria. “Contamos com o trabalho da vice-presidente Cléia Costa, da secretária-geral Ilana Campos e das diretoras de esportes e convênios, Juliana Camões e Vanessa Lopes. Sem esquecer que após 90 anos de existência a OAB da Bahia tem em sua diretoria a presidente Daniela Borges, a vice Christianne Gurgel e a secretária-geral Esmeralda Oliveira”, destacou Maurício Leahy, acrescentando que essa é uma das filosofias defendidas pela gestão.