Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advocacia baiana reforça compromisso de luta em evento de comemoração aos 90 anos da OAB-BA

A advocacia baiana se reuniu na noite de quinta-feira (11) em um evento de comemoração aos 90 anos da OAB da Bahia, realizado na Faculdade de Direito da Ufba, em Salvador. A data, marcou também, as celebrações ao Dia da Advocacia, quando advogadas e advogados que atuam no Sistema OAB reforçaram o compromisso de luta pela valorização da classe.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, compôs a mesa de honra do evento, ao lado da presidente da seccional baiana, Daniela Borges, que conduziu o encontro. Também compuseram a mesa a vice-presidente da OAB-BA Christianne Gurgel, os conselheiros federais, Fabrício Castro, Luiz Viana e Luiz Coutinho, o diretor-tesoureiro da seccional, Hermes Hilarião, da secretária-geral da seccional, Esmeralda Oliveira, do secretário-geral adjunto, Ubirajara Ávila, entre outros representantes da advocacia baiana.

A CAAB marcou presença ainda com o secretário-geral adjunto e diretor de saúde René Viana, a diretora Juliana Camões e a secretária-geral Ilana Campos, que foi uma das homenageadas da noite por seus serviços prestados à Ordem. Foram também homenageados os ex-presidentes Raimundo Gomes Marques, representado pela filha Mônica Marques, Thomas Bacelar, Geraldo Sobral Ferreira, Durval Júlio Ramos Neto, Nilton Peixoto, Saul Quadros, representado pelo filho Saul Venâncio de Quadros Neto, Luiz Viana, Fabrício Castro, além da ex-secretária-geral da OAB-BA, Joselita Cardoso Leão, representada pela atual secretária-geral, Esmeralda Oliveira. A coordenadora da secretária de inscrição da OAB-BA Divanizia Rita Dória de Souza, também foi homenageada, representando o corpo de colaboradores da seccional.

O evento contou ainda com uma série de homenagens feitas de forma bem-humorada por uma peça encenada pelos casal de advogados João e Gabriela Lima, com texto da advogada Daniela Portugal.

O presidente Maurício Leahy ressaltou o simbolismo do evento, que buscou reconhecer a história e os avanços conquistados, mas também reforçou a importância da união para que a advocacia siga lutando por mais valorização e melhores condições de trabalho. “Importante ressaltar que temos muitos desafios pela frente. A advocacia ainda sofre com inúmeros ataques e as dificuldades impostas pela falta de efetividade da Justiça. Estamos atentos às lutas, mas isso não significa dizer que devemos deixar de celebrar. Pelo contrário, precisamos honrar essa história construída e seguir trabalhando para alcançar os tão esperados dias melhores para a advocacia baiana”.

Reforçando o papel da CAAB nesse contexto, Maurício Leahy afirmou que a instituição tem a missão primordial de acolher advogadas e advogados para atender suas demandas, facilitando o dia a dia da profissão e promovendo lazer, saúde, bem-estar e qualidade de vida. “A Caixa de Assistência tem essa nobre missão. Já são 75 anos de serviços à advocacia baiana, com um espectro que se ampliou, sobretudo nas últimas gestões. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços e o apoio, sempre buscando contemplar os nossos colegas, de forma indistinta, da capital e do interior”, afirmou.

A presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, primeira mulher a comandar a seccional em 90 anos, destacou o novo tempo que chegou para a advocacia baiana. “Temos uma história de muita luta, construída por homens e mulheres que se doaram voluntariamente para o trabalho na Ordem. Hoje temos a representatividade como um valor, para que, juntas e juntos, possamos lutar por uma Justiça efetiva”.

 

Entrega de carteiras

Antes do evento em comemoração ao Dia da Advocacia e aos 90 anos da OAB da Bahia, no mesmo local, foram entregues as carteiras para os novos advogados e advogadas. Os profissionais que passam a integrar os quadros da OAB-BA recebem também, com apoio da CAAB, a primeira certificação digital, com benefícios e descontos exclusivos. BAIXE AQUI FOTOS DA SOLENIDADE.

Por meio do projeto Minha Primeira Certificação, advogados e advogadas com até um ano de inscrição na Ordem, que agora contam com duas opções: receber um certificado em nuvem, com um ano de validade, totalmente gratuito. Os profissionais podem optar também pelo certificado convencional, utilizando o token, que ganha de presente da CAAB, pagando R$ 65,00 (o menor valor do mercado) pela certificação com validade de três anos. Dessa forma, a Caixa permite que cada um faça a escolha que melhor lhe atenda.

Maurício Leahy deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas, lembrando das ações que estão sendo realizadas pela CAAB nesse momento, a exemplo da campanha de vacinação contra a gripe Influenza. O presidente também fez um convite para a Festa da Advocacia, que acontece no próximo dia 20 de agosto, no Pátio São Joaquim, com shows de Alexandre Peixe, Margareth Menezes e Filhos de Jorge.

Por fim, o presidente da Caixa de Assistência reforçou que a instituição está à inteira disposição da advocacia baiana. “As portas estão abertas para vocês”, concluiu.