Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Estudo demográfico da advocacia vai contribuir para aprimoramento de ações da CAAB

O perfil da advocacia mudou e, para que as ações em favor da classe sejam mais assertivas, é necessário conhecer as diferentes realidades encaradas por advogados e advogadas. É com esse objetivo que o Conselho Federal da OAB (CFOAB) lançou o PerfilADV, o primeiro estudo demográfico da advocacia brasileira. O vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn, esteve em Salvador, na quinta-feira (14/09), para apresentar a iniciativa à advocacia baiana.

Presente ao evento, o presidente da CAAB, Maurício Leahy, destacou que o estudo demográfico vai contribuir também para a instituição aprimorar projetos, ações e serviços para a advocacia baiana. “Essa é uma iniciativa muito importante do Conselho Federal. Com esses dados em mãos, teremos condições de identificar as necessidades de forma mais objetiva e, dessa forma, aprimorarmos a nossa atuação para auxiliar a classe”, afirmou.

Ele ressaltou também que a Caixa de Assistência já desenvolve projetos a partir de demandas mais específicas e citou as ações de atenção à saúde da advocacia negra. “Esse é o momento de levar políticas dessa natureza para o cenário nacional para que possamos replicar em outras seccionais. E com um trabalho de gestão de dados teremos capacidade de promover ações diferenciadas e mais efetivas que beneficiem toda a advocacia”, concluiu.

O vice-presidente do Conselho Federal, Rafael Horn, pontuou que o estudo demográfico vai auxiliar também na comunicação entre o Sistema OAB e a advocacia da base. “Temos uma advocacia com realidades distintas e, portanto, com expectativas distintas. Por isso, não podemos nos comunicar da mesma forma com todos os advogados e advogadas. Mas só vamos saber como nos conectar de maneira efetiva com dados detalhados dentro desse grande desafio para entender o perfil social, econômico e financeiro da advocacia”, afirmou.

A presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, incentivou que as Subseções divulguem a pesquisa para que seja respondida pelo maior número de advogadas e advogados do Estado. “Conhecer mais é atender melhor. Por isso, quanto mais colegas responderem a pesquisa, mais vamos conhecer a advocacia baiana. É importante fazer esse estudo chegar em toda a Bahia”, apontou.

No evento de quinta-feira, a diretoria da CAAB foi também representada pela vice-presidente, Cléia Costa, pelo diretor-tesoureiro, Filipe Reis, e pelo diretor de Relações Institucionais, Marcos Bomfim. Também participaram a vice-presidente da OAB da Bahia, Christianne Gurgel, a secretária-geral, Esmeralda Oliveira, o secretário-geral adjunto, Ubirajara Ávila, o diretor-tesoureiro, Hermes Hilarião, o conselheiro federal Fabrício Castro, a diretora da ESA, Thaís Bandeira, além de presidentes de Subseções e representantes de diversas comissões.

ACESSO À PESQUISA – O PerfilADV foi lançado pelo Conselho Federal no dia 28 de agosto e pode ser acessado em perfiladv.oab.org.br/. O coordenador de TI do CFOAB, Paulo Brincas, fez uma participação de forma virtual para explicar o funcionamento da pesquisa. Ao todo, o levantamento on-line reúne 42 questões divididas por temas, que podem ser respondidas em apenas 15 minutos e de forma anônima. Além do perfil sociodemográfico e foco na atuação profissional, foram incluídas perguntas sobre saúde, uso da tecnologia e prerrogativas e honorários.

Aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o estudo é coordenado, no âmbito do CFOAB, pelo vice-presidente Rafael Horn e por uma comissão formada pelos presidentes das Seccionais de Alagoas, Vagner Paes, da Bahia, Daniela Borges, de Goiás, Rafael Lara, e de Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

Após a conclusão da pesquisa, a OAB sistematizará a coleta de dados para a apresentação dos resultados. Todo o processo obedecerá às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o intuito de obter e fornecer fidedigna amostragem demográfica da advocacia brasileira.