Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidentes da OAB-BA e CAAB participam da solenidade de posse de Luís Henrique Malta na presidência da subseção de Jequié

O novo presidente da subseção da OAB-BA de Jequié, Luís Henrique Malta, foi empossado para o triênio 2022-2024, quando vai gerir rumos da instituição ao lado de sua diretoria formada por Ana Carolina Santana (vice-presidente), Márcio Rafaelle (secretário-geral), Isabela Santos (secretária-geral adjunta) e Carla Laís Bomfim (tesoureira). A solenidade de posse foi realizada na noite desta quarta-feira (30/03) e conduzida pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges. O presidente da Caixa de Assistência, Maurício Leahy, compareceu ao evento e desejou muita sorte para os novos dirigentes, ressaltando que nos próximos três anos a CAAB estará lado a lado com a subseção.

“É importante a gente construir um futuro honrando a nossa história e todos aqueles que vieram antes de nós. Sempre digo que a OAB não são paredes, mas a história de homens e mulheres que contribuem voluntariamente pelo fortalecimento e valorização da advocacia”, disse Daniela Borges ressaltando que a posse da diretoria representa o coroamento da história de trabalho e compromisso dos advogados e advogadas que assumem a gestão. “É um momento muito importante porque ela marca o fim de um ciclo, mas também o início de um novo tempo”, pontuou.

Em sua fala, bastante emocionada, Luís Henrique Malta relembrou a sua trajetória na advocacia e como dirigente de Ordem. “Dez dias após receber minha carteira da OAB, fui convidado pelo presidente da subseção à época para ser delegado da CAAB e assim cumpri e tenho cumprido com o meu trabalho”, falou destacando que as causas da advocacia sempre foram do seu interesse e, por isso, tem buscado contribuir com a instituição.

Ao discursar, Maurício Leahy abordou o novo tempo da advocacia baiana, que se destaca no país em questões de paridade de gênero e cotas raciais, contando hoje com a primeira mulher na presidência da seccional em 90 anos de existência, e outras líderes em cargos na diretoria da OAB-BA que também respeita as cotas raciais. “Fato semelhante ocorre na CAAB, onde temos uma vice-presidente, Cléia Costa; uma secretária-geral, Ilana Campos, e as diretoras Vanessa Lopes e Juliana Camões. Isso significa muito”, frisou Leahy, lembrando que a Caixa estará junto com a diretoria da subseção atuando na humanização do atendimento a toda a advocacia de Jequié e região.

Já a vice-presidente da OAB-BA, Christiane Gurgel, disse que: “A nossa responsabilidade é muito grande porque a OAB, além da defesa da advocacia, tem como objetivo a defesa da Constituição, da ordem jurídica, da dignidade humana e da justiça social. Assim está previsto no nosso estatuto”. Prosseguindo, afirmou que mais do que empossar novos diretores, a solenidade afirma o compromisso dos dirigentes da Ordem com a história dessa instituição.

Ana Carolina Santana se disse honrada pela confiança depositada na Diretoria e que esta confiança vem acompanhada de muita responsabilidade. Ana Carolina afirmou ainda que esta gestão será marcada pela luta em defesa da advocacia e cidadania. “Vamos empenhar o devido esforço para cumprirmos a nossa missão promovendo uma gestão participativa e dando voz e vez a todos os colegas”.

Hermes Hilarião, tesoureiro da OAB-BA, saudou os novos empossados e fez um resgate histórico do papel da OAB enquanto instituição de classe, mas também defensora do Estado Democrático. “Quero dizer aos senhores e senhoras hoje empossados que nós dirigentes de Ordem temos a responsabilidade de ressignificar não só o nosso exercício profissional, mas também temos que honrar essa missão que nos foi confiada pela advocacia baiana”, disse.

Natural de Jequié e oriundo do Quinto Constitucional, o desembargador Sérgio Cafezeiro, em nome do presidente do Tribunal de Justiça, Nilson Castelo Branco, levou uma mensagem de esperança para a advocacia da região. “Estamos trabalhando para atender não só o Judiciário, mas também os jurisdicionados, o Ministério Público e, principalmente, a advocacia, para que os advogados possam viver e receber seus honorários dignamente”, afirmou.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o ex-presidente da subseção Augusto César, os conselheiros seccionais Agenor Júnior, Ary Santana, David Bellas, Ruy João e Sarah Barros – que também preside a OAB Jovem – o o presidente da OAB de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes, o presidente da subseção de Feira de Santana, Raphael Pitombo, o ouvidor-geral da OAB da Bahia, Antônio Menezes, o vice-presidente da subseção de Vitória da Conquista, Frederico Silveira, a vice-presidente da subseção de Feira de Santana, Lorena Peixoto, a diretora da CAAB Juliana Camões, a presidente da subseção de Gandu, Valéria Rodrigues da Costa, o vice-presidente da subseção de Gandu, Sérgio Leal Vilas Bôas, o presidente da subseção de Ipiaú, José Eduardo Andrade Pires, o presidente da subseção de Ilhéus, Jacson Cupertino, o ouvidor da CAAB, Carlos Wilson de Feira, dentre outras autoridades e representantes da advocacia.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS – A subseção de Jequié abrange os municípios de Apuarema, Boa Nova, Brejões, Irajuba, Itagi, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.

Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)