CAAB e OAB-BA participam do desfile do 2 de Julho
A diretoria da Caixa de Assistência participou, nesta quarta-feira (02/07) do desfile do 2 de Julho, acompanhando a representação da OAB-BA em parceria com as comissões de Promoção da Igualdade, Advocacia Negra, Estado Democrático de Direito e de Apoio à Secretária-geral. VEJA AQUI FOTOS DO DESFILE.
O presidente da CAAB, Maurício Leahy, participou do evento em companhia da vice-presidente Renata Deiró, da secretária-geral Ilana Campos e do tesoureiro Marcos Bonfim. O vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, e a diretora-geral da ESA, Sarah Barros, também estiveram presentes.
Maurício Leahy lembra que o 2 de Julho é uma data cívica muito importante não só para os baianos, como para o povo brasileiro. “Por isso mesmo, é muito importante a presença da OAB-BA, da Caixa de Assistência, da Escola Superior da Advocacia (ESA) e do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) nesse cortejo. Assim, podemos reforçar para todos a importância dessa data”, afirmou.
“Essa é uma data é muito importante e simbólica para a Bahia. Uma data de força e representatividade. Por isso, estamos aqui, juntos, celebrando o 2 de Julho, essa data máxima para o nosso Estado”, disse Renata Deiró.
Para Hermes Hilarião, o 2 de Julho é uma data muito importante tanto para a Bahia quanto para o Brasil. “Foi na Bahia que, de fato e materialmente, nós tivemos a nossa independência. Daí a importância de estarmos hoje aqui, junto com cada cidadão celebrando o 2 de Julho, celebrando a independência e reafirmando os nossos compromissos com valores inegociáveis, com a democracia e com a justiça”.
Secretária-geral da OAB-BA, Cléia Costa ressaltou que diante da importância do 2 de Julho, nada melhor do que estrem todos reunidos para celebrá-la. “Aqui, podemos prestigiar, enaltecer e realçar os efeitos dessa importante luta popular que buscou direitos e justiça popular”, pontuou.
Marcos Bomfim destacou a importância da participação da CAAB, mais uma vez, na festa do 2 de Julho. “Essa data tão importante para a Bahia e o Brasil serve para confirmar, mais uma vez, a importância da resistência do povo baiana”.
“Estarmos aqui na Lapinha comemorando o 2 de Julho tem muitos e importantes significados. Afinal de contas, é a festa da Independência do Brasil aqui na Bahia. Aqui, travamos batalhas fundamentais para toda a nossa liberdade”, frisou Ilana campos.
SOBRE O EVENTO – O 2 de Julho é celebrado com uma programação cívica e cultural organizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e conta com o apoio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
No trajeto, saindo do Largo da Lapinha até o Campo Grande, o cortejo relembra o mesmo percurso feito em 1823 pelos baianos combatentes do Exército Pacificador, comandado pelo general Labatut, realçando a resistência popular e o protagonismo da Bahia na libertação do Brasil que configurou o movimento libertador.