Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB homenageia Luiz Coutinho com foto na galeria de ex-presidentes da instituição

Numa solenidade bastante concorrida, realizada na noite desta quinta-feira (09/06), a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) promoveu o descerramento da foto de Luiz Coutinho na Galeria de Ex-presidentes da instituição. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Maurício Leahy e contou com as presenças da presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, sua diretoria, diretores e ex-presidentes da Caixa, presidentes de subseções da Ordem, delegados da CAAB, advogados, advogados e autoridades. Confira galeria de fotos abaixo.

Em sua fala Maurício Leahy disse que a homenagem é o reconhecimento de duas gestões muito exitosas de Luiz Coutinho e de toda a sua diretoria. “Nada mais justo do que realizá-la trazendo a diretoria a Ordem, os conselheiros federais e estaduais, diretores da Caixa, advogados, advogadas e amigos. Uma oportunidade para disseminar essa ideia de respeitar e agradecer a todos aqueles que passaram antes de nós na instituição para que pudéssemos chegar nesse momento e também deixar um pouco da nossa marca, nossa história dentro da história da Caixa de Assistência”.

Prosseguindo o presidente acrescentou que “Quando somos voluntários e estamos à frente de qualquer instituição temos que pensar não na foto que fica na parede, mas sim no bem maior que podemos deixar como legado. E também trabalhar para fazer um mundo melhor, com mais carinho, mais amor e mais qualidade de vida. É isso que tentamos fazer aqui na CAAB, buscando humanizar cada vez mais o tratamento que dispensamos para a classe, não simplesmente pensando em dar um suporte na resolução de um problema. Mas entendendo qual é esse problema, suas demandas e fazendo o melhor para que ocorra uma solução e que o problema não volte a se repetir. Isso é um processo de humanização. Acho que a Caixa já faz isso muito bem e nós precisamos é intensificar esse acolhimento, para que os colegas que estejam enfrentando problemas de vulnerabilidade financeira saibam que podem contar com a Caixa e que estaremos juntos para, de fato, tentarmos resolver os problemas”.

Muito emocionado, Luiz Coutinho disse que trata-se de um dia extremamente importante para ele. “Estar hoje aqui na CAAB para receber essa homenagem é um momento de muita alegria. Agradeço a todos porque a gratidão é a memória do coração e é muito bom estar com os meus familiares, com os amigos, com dirigentes da Ordem e da Caixa e com todos aqueles que vieram me dar um abraço. Estou feliz e com a sensação de dever cumprido. E, com certeza, essa gestão que se inicia com Maurício e sua diretoria fará ainda mais pela advocacia baiana”, destacou agradecendo o apoio que recebeu da família para atuar como presidente da instituição por seis anos.

A advogada Leila Fraga, esposa de Luiz Coutinho, também se emocionou. “Essa homenagem é um reconhecimento especial por todo esse tempo em que Luiz esteve à frente da Caixa. Posso testemunhar que essa homenagem além de especial é muito justa. Agradeço muito ao hoje presidente Maurício Leahy por ter promovido esse evento porque estimula na advocacia o respeito, a lealdade e o reconhecimento para os que aqui estão dispensando seu tempo, suas ideias e trabalho em prol dos colegas. Agradeço aqui em nome da família de Luiz Coutinho. Diversas vezes tivemos a sua ausência, mas estávamos juntos porque nós acreditamos nesse projeto. Tenho 32 anos de convivência com Luiz e estabelecemos uma relação de respeito, incentivo e de cuidado. Além da relação de amor tem uma relação de companheirismo e amizade. Então, o projeto de Luiz é o meu projeto. Estou com ele, o apoio e ele sabe que pode contar comigo”.

Ao discursar a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, lembrou que a seccional completa 90 anos de forte atuação em defesa do estado democrático de direito. “E nós não chegamos aqui, com essa instituição com muita credibilidade na sociedade, por causa do trabalho de advogados valorosos como Luiz Coutinho. É uma alegria muito especial poder estar aqui hoje rendendo essa homenagem a ele, que contribuiu tanto para a advocacia à frente dessa instituição que faz um trabalho muito importante. A Caixa é um braço da OAB-BA que chega junto à advogada e ao advogado principalmente nos momentos difíceis prestado assistência aos colegas que mais precisam. Então, é um momento muito especial”.

Quem também falou na solenidade foi o conselheiro federal e ex-presidente da OAB-BA (2019-2021) Fabrício Castro. “Coutinho, eu tive a oportunidade no seu aniversário, em setembro, de lhe escrever um cartão. E nesse cartão eu disse o seguinte: As pessoas dizem que somos tão diferentes e somos mesmo. Mas o que as pessoas não dizem é que somos muito parecidos. Diferentes e, ao mesmo tempo, muito parecidos. Porque se, evidentemente, temos um estilo pessoal diferente, temos uma similitude muito grande na forma de agir, na lealdade que ambos temos, na forma como conduzimos as nossas coisas e na força da nossa palavra. Na relação que a gente tem como os amigos. Temos uma caminhada longa juntos e tivemos a oportunidade de construir e fortalecer uma grande amizade. Você é um grande amigo e tenho a certeza que posso contar com você em qualquer oportunidade e que você pode contar comigo”.

Fabrício Castro disse ainda que: “Presidir a Ordem foi um presente que Deus me deu, com a oportunidade de poder contar com tantas pessoas ao nosso lado e também poder contar com Luiz Coutinho na presidência da Caixa. Tivemos a oportunidade de ter uma gestão com um profundo alinhamento entre a Caixa e a OAB-BA e isso não é fácil no sistema OAB. Não tive com Coutinho, durante minha gestão, 1% de problemas. Nós acertávamos tudo, cumpríamos tudo e trabalhamos sempre juntos. A Caixa teve ao longo de sua história grandes gestões com grandes conquistas. Mas quero dizer que Luiz Coutinho e suas duas diretorias deixam um grande legado para a advocacia baiana. Fui muito trabalho e quem é do interior sabe do que estou falando. Um legado de muito trabalho e dedicação à advocacia baiana”.

A cerimônia reuniu na sede da instituição pessoas ilustres como a ex-presidente Maria Bernadeth Gonçalves da Cunha Cordeiro (1987-1989). “O presidente Luiz Coutinho fez um bom trabalho. E em seu discurso ele falou em união. Achei muito importante isso pois mostra que não existe competição e sim uma irmandade para fazer sempre o melhor para a advocacia. E o trabalho só flui assim, com todos unidos e com muita humildade. E é muito bom ver que esse trabalho que a OAB-BA e a CAAB desenvolve não vemos em nenhuma outra categoria profissional. Só vemos esse acolhimento na advocacia”, pontuou.

Outro que também já presidiu a Caixa de Assistência foi David Bellas Câmara Bittencourt (2010-2012). Ele também elogiou as gestões de Luiz Coutinho. “Durante seis anos o doutor Coutinho fez um trabalho magnifico à frente da Caixa de Assistência, prestando um serviço maravilho. A CAAB é o braço assistencial da OAB-BA e para fazer esse trabalho tem, realmente, que gostar muito do próximo e, principalmente, dos colegas mais necessitados. É muito importante esse reconhecimento. A gente sai com o coração muito mais leve”.

 

Carlos Frederico Ico Oliveira, coordenador dos delegados da CAAB nas 36 subseções da OAB-BA, atuou como delegado nas duas gestões de Luiz Coutinho. “Na realidade, o merecimento dessa homenagem é muito grande porque durante seis anos Coutinho foi presidente da Caixa e brilhantemente conduziu a instituição com as melhores maneiras. Aumentou a quantidade de serviço, interiorizou as ações da CAAB. Tive a felicidade de trabalhar com ele em duas gestões (2016-2018 e 2019-2021) e conduzimos tudo de uma forma muito linda e maravilhosa. Antes de Coutinho a Caixa praticamente não chegava ao interior. Dentre os outros excelentes presidentes que tivemos, Luiz Coutinho foi o que teve a sensibilidade de levar a CAAB para as subseções da OAB-BA no interior. E fez isso sem esquecer os colegas da capital. Lembro também que no início da gestão de Coutinho poucos advogados e advogadas conheciam a CAAB. Ao fim de sua segunda gestão a maioria da advocacia conhece a instituição e é apaixonada pela CAAB por conta do seu acolhimento”.

Para o conselheiro seccional e ex-presidente da subseção de Santo Antônio de Jesus, Humberto Vieira, a homenagem a Luiz Coutinho mostra a intensidade do seu trabalho à frente da Caixa por duas gestões. “Essa homenagem foi muito bem planejada por Maurício. Até mesmo pela relação de amizade que existe entre Maurício e Coutinho. E não tinha como ser diferente. Coutinho marcou a história da CAAB nesses seis anos, dando à instituição uma nova visão e com a ampliação dos serviços oferecidos à advocacia. Hoje, a maioria dos advogados e advogadas conhece a instituição”.

Representando o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, o coronel Xavier, que é bacharel em direito, disse que: “Para a Polícia Militar e para nós é um prazer muito grande estar hoje aqui contemplando essa justa homenagem feita ao nosso querido advogado Luiz Coutinho”.